Todas as mulheres de Marco Antônio em seu segundo mandato: Vanessa na Cultura, Teresinha Bethônico na Agricultura, Elaine Mendes no Meio Ambiente e muito mais

Fotos: Carlos Cruz

Já no final de seu primeiro mandato, em um fato pouco corriqueiro em seu governo, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) realizou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (26), na nova sala de reuniões no terceiro andar do reformado, revitalizado e modernizado Paço Municipal Juscelino Kubitschek.

O objetivo foi fazer um balanço de sua gestão, além de anunciar seu novo secretariado, dividido pari passu entre homens e mulheres, que terão papel preponderante no segundo mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2025, ano que há cerca de 30 anos foi anunciado como sendo a data para o fatídico fim do minério em Itabira.

“Metade do novo secretariado é de mulheres e a outra metade não poderá ser misógina nem machista, assim como teremos que caminhar para ter uma Itabira antirracista e antifascista”, anunciou o prefeito, acentuando que alguns dos secretários que não retornarão no segundo mandato foram afastados por terem cometido atos machistas e misóginos, com assédios morais às suas subordinadas, disse ele, sem citar nomes.

Política cultural

Entre as novas nomeadas, a que recebeu maior elogio do prefeito foi, de longe, a atual diretora do Museu de Itabira, a historiadora Vanessa Silva Faria. Grata surpresa, ela ocupará o cargo de superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

À frente da fundação, ela terá a incumbência de implantar uma política cultural no município, ainda inexistente e que não se restrinja à realização de grandes eventos, mas que concilie o fazer cultural na cidade com outros movimentos no estado e no país.

“Eu posso dizer, sem medo de errar, que a Vanessa é uma das servidoras que mais entregou serviços em nosso primeiro mandato, mesmo com poucos recursos no museu, com estruturas praticamente desmontadas. Com o nosso apoio, com a sua criatividade e inteligência, conhecimento técnico acadêmico, além da articulação entre os meios culturais e os servidores da cultura, avaliamos positivamente a sua capacidade de liderança”, acentuou o prefeito.

Da nova gestora cultural, o prefeito espera muito. Inclusive, ele avalia até mesmo se há a necessidade de se criar uma nova secretaria de Cultura, como chegou a apresentar em projeto derrotado na Câmara Municipal. “Vanessa demonstrou capacidade para liderar esse novo momento que esperamos para a cultura itabirana”, disse ele.

Para isso, espera-se dela uma boa gestão e incremento dos corpos estáveis (Coral, Orquestra, Drummonzinhos, Tumbaitá), além do Museu de Território Caminhos Drummondianos, a Escola Livre de Música, que precisam ser revitalizados, o Memorial (que continua com problemas estruturais, inclusive com goteiras nesta época de chuva), a Casa de Drummond, Museu de Itabira. “Serão todos unificados sob a gestão da FCCDA”, adiantou o prefeito.

“Esperamos construir e manter esse movimento cultural em Itabira não só com os festivais, que são importantes, mas também dialogando com diversos segmentos do movimento cultural, movimentando o turismo cultural e a economia criativa em nossa cidade”, acentuou Marco Antônio Lage. “Vanessa tem condição não só de enxergar isso, mas também de liderar esse processo junto conosco, com postura ética, étnica e estética.”

Agropecuária e agricultura familiar, é possível conciliar?
Teresinha Bethônico terá a missão de conciliar o incentivo à agropecuária e a agricultura familiar com práticas agroecológicas

Outra surpresa foi a nomeação da fazendeira Teresinha Bethônico Figueiredo, itabirana, filha, neta e bisneta de fazendeiros, que vai ocupar a Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar, com a incumbência de incrementar a agricultura familiar e agropecuária no município.

Segundo o prefeito, a sua nomeação é decorrente do trabalho que ela desenvolve com mulheres da zona rural, sendo fundadora do projeto Mãos e Mentes, com atuação nas comunidades rurais de Gomes, Pari, Ponte, Machado, Pereira e Capitinga.

Essas comunidades integram a Associação Comunitária Rural dos Moradores da Microrregião do Vale do Tio Tanque (Amorita), um bom exemplo no município de que, quando as pessoas se unem em torno de objetivos comuns, as conquistas surgem e transformam a vida material e espiritual nas comunidades.

“Agora aposentada, Teresinha vai se dedicar sobretudo ao desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o prefeito, que espera também ver o aumento da produção de alimentos para atender programas sociais e suprimento da merenda escolar no município com o incremento da agricultura familiar.

É passada a hora de se ver em Itabira o incremento de técnicas da agrofloresta preconizada pela agrônoma Ana Maria Primavesi, falecida aos 99 anos, no último dia 5 de janeiro de 2020, considerada a precursora da agroecologia no Brasil. Leia aqui, aqui e aqui.

Meio Ambiente e Verde Novo

A engenheira ambiental que ocupava a Secretaria Municipal de Obras, Elaine Aparecida Mendes, no próximo governo vai gerenciar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal.

Ela é servidora de carreira na prefeitura, já tendo atuado na área de auditoria fiscal de meio ambiente, além de ter gerenciado o aterro sanitário do Borrachudo, que já se encontra em vias de exaustão – e que em breve terá de encontrar uma nova área para disposição correta dos resíduos urbanos não recicláveis.

Terá também, junto com a Itaurb, de incrementar a coleta seletiva e reaproveitamento de recicláveis na cidade, cuja política é praticamente a mesma desde a implantação no governo de Luiz Menezes (1989-1992), mantendo-se ainda o sucateado Centro de Triagem no bairro Nova Vista.

Outra missão importante será incrementar um programa de plantio de árvores no perímetro urbano, para que Itabira deixe de ser uma das cidades menos arborizadas do país.

Para isso, é necessário formar hortos florestais em áreas verdes (institucionais), além de cobrar da mineradora Vale o efetivo cumprimento das condicionantes da Licença Operacional Corretiva (LOC) de 2000, que tratam da formação de um cinturão verde entre as minas, a ferrovia e a cidade, e que não foram cumpridas, passados quase uma quarto de século.

Mais mulheres no governo

Chefia de Gabinete – Natália Lacerda Faria é Bacharel e licenciada em Educação Física, especialista em Gestão de Organizações de Esporte e Lazer e mestre em Educação pela PUC/MG. Foi Secretária Municipal de Esportes entre 2021 e 2023 e atualmente responde pela Chefia de Gabinete e a Secretaria Municipal de Administração e Governança.

Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento – Rosemary Pires Guerra é profissional com experiência em gestão educacional e administrativa. Atuou como Subsecretária de Gestão Administrativa e Chefe de Orçamento em Itabira (2024).

Aposentada como funcionária pública, possui experiência em planejamento, pedagogia e direção de cursos técnicos. Pós-graduada em Psicopedagogia, tem ampla vivência no setor público e privado, incluindo a fundação de uma escola infantil.

Secretaria Municipal de Saúde – Fabiana Marques Machado Lima é fisioterapeuta graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional.

Foi Diretora do Centro de Reabilitação, superintendente de Atenção Secundária e coordenadora de Gestão em Saúde antes de assumir, em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde.

Secretaria Municipal de Educação – Edna de Carvalho Silva é graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Microbiologia pela PUC-MG e em Gestão Escolar pela UFMG.

Atua desde 1994 como professora e diretora na Rede Municipal de Ensino. Na atual gestão, foi superintendente de Apoio ao Educando e coordenadora de Educação Básica. Assumiu como secretária Municipal de Educação em 2024.

Secretaria Municipal de Assistência Social – Nélia Aparecida Jerônimo Cunha é formada em Serviço Social pela PUC/MG e Sociologia pela Uninter e mestre em Ciências Sociais com especialização em Atendimento Sistêmico à Família e Saúde Pública.

Servidora pública municipal na área de assistência social, foi também professora. Ocupou a Superintendência de Proteção Social Especial antes de assumir o cargo de secretária municipal de Assistência Social, em 2022.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Luiza Cupertino Xavier da Silva é bacharel em Educação Física e mestre em Estudos e Políticas Públicas do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Atuou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, onde coordenou o Observatório do Esporte de Minas Gerais. Foi coordenadora de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Itabira e, em 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria Urbana – Marinésia Dias da Costa Makatsuru é graduada em Engenharia Civil com ênfase em transportes e em Química. Tem MBA em Gestão Estratégica de Custos e especialização em Gestão Pública.

Foi superintendente de Coordenação Técnica e Diretora de Custos na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop/MG) e presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos). Desde 2023, era secretária-adjunta de Administração na Prefeitura de Betim.

Assessoria Especial – Rejane Penna Rodrigues é bacharel licenciada em Educação Física, especialista em Desporto Coletivo e mestre em Educação Física. Foi secretária municipal de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre, secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte.

Ocupou também o cargo de diretora de Operações e Serviços da Autoridade Pública Olímpica (APO), no Rio de Janeiro, e assessora superior do Gabinete do Governador do Rio Grande do Sul. Ocupa a Assessoria Especial na Prefeitura de Itabira desde 2024.

Todos os homens do governo Marco Antônio Lage

Composto por 50% de mulheres, o primeiro escalão do novo governo terá homens com a missão de manter “postura ética e estética” compatível com o propósito de fazer de Itabira um município antirracista, antifascista e antimachista, sendo, pelas palavras do prefeito, inaceitável qualquer ato de misoginia, agressão às mulheres, assédios morais, além do respeito ao público.

São eles:

Procuradoria-Geral do Município: Luiz Edson Bueno Guerra, advogado formado em Direito pela Faculdade Milton Campos, pós-graduado em Direito Processual do Trabalho, Direito Minerário e Ambiental. Foi procurador na Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e assessor jurídico na Câmara Federal, em Brasília. Desde 2021, responde pela Procuradoria-Geral da Prefeitura de Itabira.

Secretaria Municipal de Administração e Governança: Paulo Henrique Gomes de Figueiredo, economista que já atuou como secretário nos governos de Jackson Tavares (1997-2000) e Damon Sena (2013-2016), como secretário de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda. Tem atuado como assessor especial na Prefeitura de Itabira.

Controladoria-Geral do Município: Hugo Henrique Gomes, advogado pós-graduado em Direito Privado, que deixa a Secretaria Municipal da Fazenda. Já atuou como chefe de Gabinete do prefeito, tendo também ocupado o cargo de Procurador-Geral do Município e sido consultor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel).

Secretaria Municipal de Governo: Roberto Ferreira Chaves, ex-vereador, formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Empresas, também produtor rural. Na política, foi vereador por três mandatos, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal, além de vice-prefeito por dois mandatos. Responde pela Secretaria Municipal de Governo desde 2024.

Secretaria Municipal da Fazenda: Júlio “Contador” César de Araújo, vereador reeleito, contabilista e bacharel em Direito pela Faculdade de Sabará. Empresário, professor e membro de conselhos de entidades da sociedade civil. Já ocupou a Secretaria Municipal de Planejamento entre 2013 e 2016.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: Leonardo Pontes Guerra, economista graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC/MG.

Foi assessor e consultor da Secretaria Municipal de Planejamento, secretário municipal de Modernização Administrativa e de Informação e assessor do prefeito na Prefeitura de Belo Horizonte.

Ocupou a assessoria especial do presidente do Conselho de Administração do BNDES e foi chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano: Jader Túlio Cristiano Magalhães, servidor de carreira e auditor fiscal desde 2002. Já atuou em diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, incluindo a Superintendência de Regularização Imobiliária. Coordenou o programa de Regularização Fundiária (Reurb) e já chefiou a pasta em duas oportunidades, sendo que a atual teve início em 2024.

Empresa de Desenvolvimento Urbano de Itabira (Itaurb): Leonardo Alexandre Silva Gonçalves, técnico em Mineração, graduado em Gestão de Recursos Humanos, com “experiência de mais de 20 anos em gestão de pessoas”. Desde 2024, atua como diretor de Operações da Itaurb.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae): Valdeci Luiz Fernandes Júnior, engenheiro civil especialista em Engenharia Sanitária pela UFMG. Tem experiência em gerenciamento de Resíduos Sólidos, processos de Operações em Tratamento de Águas de Abastecimento pela USP, além de outras especialidades.

Já atuou em prefeituras do Tocantins e da Bahia, e também no exterior, em obras de saneamento em Angola. Foi diretor-executivo do Saae de Mariana, autarquia que vinha comandando desde 2023. Em Itabira, terá a missão de acompanhar as obras, previstas para ter início assim que terminar o período chuvoso, da transposição de água pelo projeto Rio Tanque. Leia também aqui.

Instituto de Previdência do Servidor Municipal (Itabiraprev): Paulo Alexandre da Silva, servidor de carreira e especialista em administração financeira, tendo atuado por cerca de 30 anos na Secretaria de Planejamento. Foi secretário municipal de Fazenda, secretário municipal de Planejamento por duas vezes e é presidente do Itabiraprev desde 2021.

Assessoria Especial: João Victor Sampaio Brandão, advogado que chegou a ser cogitado para assumir a superintendência da FCCDA. Foi Procurador-Geral da Câmara Municipal de Itabira, assessor parlamentar, coordenador de Gabinete da Prefeitura, procurador-geral do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Piracicaba.

É conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na subseção de Itabira e assessor jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste Mineiro.

Confira mais detalhes sobre a composição do novo secretariado aqui.

 

Posts Similares

1 Comentário

  1. O prefeito Marco Antonio brilhou ao nomear várias mulheres para diversas secretarias do município de Itabira . Coisa nunca vista nesta cidade e penso que em nosso país também.
    Parabéns a Vanessa, uma profissional muito competente, sei disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *