Itabira discute inclusão e equidade em evento promovido pelo Comitê Municipal de Promoção de Direitos Humanos

Fotos: Filipe Augusto/
Ascom/PMI

Com foco na valorização da diversidade e no fortalecimento das políticas públicas, o 3º Encontro Municipal de Direitos Humanos e Diversidade reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil na manhã desta quarta-feira (11), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em Itabira.

A iniciativa é do Comitê Técnico Municipal de Políticas de Promoção de Equidade, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio das secretarias de Educação e Assistência Social, da Funcesi e da FCCDA.

Compromisso com a diversidade

Na abertura, a secretária de Saúde, Fabiana Machado, destacou a importância de eventos como esse para a promoção de justiça social com respeito aos direitos humanos. “Encontros assim nos lembram que não estamos sozinhos na luta por dignidade, inclusão e equidade”.

A secretária de Educação, Edna Carvalho, afirmou que “direitos humanos e diversidade são fundamentais para garantir que todas as pessoas possam viver com dignidade e respeito”.

Já a secretária de Assistência Social, Nélia Cunha, destacou as ações do município voltadas à população LGBTQIAP+.

Segundo ela, a campanha Me Chame Pelo Meu Nome foi uma das iniciativas que reforçam o compromisso com a inclusão e o respeito, ao assegurar o uso do nome social e do pronome com o qual cada pessoa se identifica.

“Também garantimos a gratuidade da retificação do nome e gênero no documento de identidade para pessoas trans”, afirmou.

 

Reflexão sobre saúde, educação e assistência social

Encontro reuniu autoridades, especialistas, servidores municipais e representantes da sociedade civil para debater meios de promover a equidade e a valorização da diversidade no município

A programação contou com a participação da subsecretária de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Lorena Lemos; da professora e mestre em Ensino e Humanidades, Kele Frossand; e da médica e mestranda em Saúde Pública, Giulia Toledo.

Os debates foram mediados pelo advogado e procurador do município, Gabriel Pena, integrante do Comitê de Equidade.

Em sua fala, Lorena Lemos alertou para a violência crescente contra a população LGBTQIAPN+ no país. “Falar sobre inclusão e diversidade é muito importante. Mostra o compromisso da gestão municipal”, afirmou a palestrante.

O encontro foi encerrado com uma roda de conversa entre os participantes, que compartilharam experiências e estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade.

Para o procurador Gabriel Pena, “foi um momento de escuta, troca e fortalecimento do compromisso com os direitos humanos, que deve começar nas instituições, se estender às escolas, às comunidades e alcançar cada cidadão itabirano”.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *