Região de Itabira participa, neste sábado, do quarto ciclo do Dia D “Minas Unida Contra o Aedes”

Fotos: Divulgação

Neste sábado (22), os 27 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) estarão mobilizados para o quarto ciclo do Dia D da campanha Minas Unida contra o Aedes. A ação faz parte do esforço estadual de prevenção e combate às arboviroses, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com os municípios mineiros. A campanha ocorre simultaneamente em todo o estado.

Essa é uma tarefa de profilaxia urgente e extremamente necessária e que todos precisam engajar. Segundo informa a SES-MG, até 17 de fevereiro de 2025, Minas Gerais registrou 34.936 casos prováveis de dengue, com 12.391 casos confirmados e 4 óbitos.

Na Regional de Itabira, foram confirmados 190 casos de dengue e oito de chikungunya, evidenciando a importância das ações de combate ao Aedes aegypti em toda a região.

Os ciclos anteriores da campanha ocorreram em 2024, nos dias 24 de fevereiro, 23 de março e 9 de novembro, sempre aos sábados, com o objetivo de intensificar os esforços no combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O bom resultado dessas ações de combate ao mosquito transmissor só é possível com a participação ativa da comunidade, uma vez que os principais focos são domiciliares. Essa é uma tarefa de profilaxia urgente e extremamente necessária que todos precisam engajar em prol da saúde pública.

Eliminação da água parada é imprescindível e urgente no combate ao mosquito transmissor

Mobilização

A campanha tem mobilizado população e os profissionais de saúde das microrregiões de Guanhães, Itabira e João Monlevade, com os 27 municípios que integram as regionais de saúde.

“Todos os municípios da Regional têm promovido regularmente atividades de enfrentamento às arboviroses em seus territórios”, assegura o diretor regional de Saúde da GRS Itabira, Maurício Geraldo Marques, o que, segundo ele, explica o sucesso dos ciclos anteriores da campanha Minas Unida contra o Aedes na região.

Para isso, as prefeituras têm promovido mutirões comunitários de limpeza em residências, e lotes vagos, com blitz educativas e distribuição de cartilhas explicativas sobre os riscos à saúde, além de formas de prevenir e combater os focos do mosquito.

Conforme explica o diretor da GRS, o Dia D é mais uma estratégia que representa o esforço coletivo em prol da saúde pública. “A mobilização simboliza a união e a coparticipação entre o setor público, privado e as comunidades”, ressalta.

Foco nas residências e escolas
Mutirões de limpeza estão sendo realizados em toda região, diz GRS

O coordenador de Vigilância em Saúde da GRS Itabira, Marcelo Barbosa Motta, explica a importância da participação da população no combate ao mosquito. “Mais de 80% dos focos do Aedes estão dentro dos imóveis”, afirma. “Sem a mudança de postura da população, no sentido de monitorar a presença e combater os focos em suas residências, os resultados não serão efetivos”, adverte.

As ações de mobilização para este novo ciclo envolvem atividades integradas de educação, conscientização e limpeza, sempre buscando engajar as comunidades na prevenção das arboviroses.

Blitz educativas

Nas escolas e nas ruas, equipes realizarão campanhas educativas, com distribuição de cartilhas e orientação casa a casa. Stands informativos, com amostras de larvas e panfletagem, serão instalados em locais de grande circulação, acompanhados de atividades recreativas e blitz educativas.

Ações complementares incluem ainda caminhadas e passeatas, além de mutirões em bairros e centros comerciais para eliminar lixo e entulho que possam se tornar criadouros do mosquito.

O quarto ciclo do Dia D da campanha Minas Unida contra o Aedes na região conta com parcerias das secretarias municipais de Saúde, GRS Itabira, COSEMS Regional, além de diversas empresas privadas que atuam na região.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *