Dom Quixote para Crianças chega às escolas municipais pelo Flitabira
Miguel de Cervantes (1547-1616) mais uma vez aterrissa em terras drummondianas pelo Festival Literário de Itabira (Flitabira), dessa vez por meio da doação de 100 exemplares do livro Dom Quixote Para Crianças, uma livre reinterpretação de Monteiro Lobato do clássico da literatura espanhola.
Os livros foram doados pela organização da Flitabira para as bibliotecas das escolas municipais. O festival e toda a sua produção tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, com base na lei de incentivo cultural.
Dom Quixote para crianças narra as aventuras do cavaleiro errante que percorria a Espanha correndo atrás de moinhos e lutando contra exércitos de carneiros.
Na narrativa de Lobato é Dona Benta quem recria a história de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, respondendo à curiosidade das crianças do Sítio do Picapau Amarelo.
Festival Literário
Devido à pandemia, a programação da Flitabira, que tem preliminares com entrevistas pelo programa Sempre Um Papo em sua versão itabirana, tem ocorrido mais virtualmente – o que é uma pena por não se ter a presença de escritores convidados-entrevistados aqui na Cidadezinha Qualquer.
Nessa segunda (27), o bate-papo foi com a escritora Conceição Evaristo, expoente do movimento pós-modernista. A conversa girou em torno do tema proposto que foi a Literatura e Arte: o amor pelos livros.
Espera-se que no final de outubro, com a imunização coletiva em curso, possa-se ter a presença em Itabira de escritores convidados da Flitabira, como parte da programação da Semana Drummondiana, que acontece em Itabira desde a década de 1980 para homenagear o poeta maior, neste ano celebrando 119 anos de seu nascimento.
Exposição
Miguel de Cervantes continua presente também na exposição Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, na praça do Areão. A mostra com os quadros de Portinari e poemas de Drummond é inédita – foi montada pela primeira vez em Itabira antes de seguir para outros centros culturais.
Expõe 21 ilustrações dispostas em totens de até três metros de altura. Para os seus desenhos, o pintor também se inspirou no livro Dom Quixote de La Mancha, do escritor espanhol Cervantes. Já as ilustrações de Portinari inspiraram os poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Leia mais aqui: Itabira tem encontro marcado com Drummond, Portinari e Cervantes, a partir deste sábado, na praça do Areão
Serviço
As entrevistas já realizadas como pré-aquecimento para a Flitabira podem ser assistidas nos canais do YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo
Informações: www.sempreumpapo.com.br