Itabira tem encontro marcado com Drummond, Portinari e Cervantes, a partir deste sábado, na praça do Areão

Dando sequência à programação mensal preparatória para o primeiro Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), programado para outubro, na Semana Drummondiana, o programa Sempre Um Papo em sua edição “itabirana” promove, nesta sexta-feira (9), às 19h, um encontro virtual entre João Cândido Portinari, filho do pintor Cândido Portinari, e Pedro Graña Drummond, neto do nosso poeta maior.

Com mediação do jornalista e produtor cultural Afonso Borges, o bate-papo virtual marca a abertura da imperdível exposição Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, que fica exposta na praça do Areão, em Itabira, a partir de 19h deste sábado (10) – e permanece aberta ao público até 10 de setembro.

A transmissão do bate-papo virtual versando sobre a amizade e as obras desses dois gênios da pintura e da poesia brasileira será pelas redes sociais do Sempre Um Papo (@sempreumpapo) e do FlitItabira (@flitabira).

A mostra com os quadros de Portinari e poemas de Drummond é inédita. Apresenta 21 ilustrações dispostas em totens de até três metros de altura. Para os seus desenhos, o pintor se inspirou no livro Dom Quixote de La Mancha, do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616). Já as ilustrações inspiraram os poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Abre-alas

Dom Quixote recebe vassalagem de Sancho Pança. No destaque, Dom Quixote a cavalo, com lança e espada

Para o jornalista Afonso Borges, idealizador da mostra cultural e produtor do Flitabira, ter os poemas de Drummond e as telas de Portinari em exposição na praça do Areão é o melhor abre-alas que se poderia ter para a abertura do festival.

“A exposição fica aberta ao público até setembro, ao ar livre, sem aglomerações e cumprindo os protocolos de prevenção da Covid-19”, celebra Borges, já pensando como será a programação de outubro, na Semana Drummondiana, que deve ser hibrida, presencial e virtual, trazendo a Itabira o “biscoito fino” da literatura brasileira e internacional.

Encontro das artes sem fronteiras

Don Quixote no cavalo de pau

Carlos Drummond de Andrade e Cândido Portinari foram amigos durante anos. Portinari já estava no fim da vida e sofria com a intoxicação causada pelas tintas, que o acabaria matando, quando recebeu, do editor José Olympio, a encomenda para ilustrar a segunda edição de uma tradução para o português de Dom Quixote de La Mancha.

Portinari começou a desenhar para o livro em 1956. Como não podia usar pincel, retratou o “cavaleiro da triste figura” com lápis de cor. O resultado são as 21 ilustrações impactantes. Drummond, entusiasmado com o resultado, escreveu poemas para cada uma das gravuras.

O livro com as ilustrações de Portinari só foi editado no final de 1972, depois da morte do artista.

Patrocínio

O FlitItabira é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

O projeto conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itabira e da Fundação Carlos Drummond de Andrade.

Serviço:

Flitabira – Festival Literário Internacional de Itabira apresenta a exposição Ocupação Dom Quixote –  Portinari e Drummond.

De 10 de julho a 10 de setembro de 2021

Live Flitabira

9 de Julho, sexta-feira, às 19h, com João Cândido Portinari e Pedro Drummond – Mediação de Afonso Borges – acesso gratuito pelo youtube e redes sociais do @flitabira e @sempreumpapo

 

Mais informações: @flitabira – Facebook, Instagram e Twitter

 

Posts Similares

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *