Guerra na Europa começa com invasão russa na Ucrânia e o Brasil pode sofrer graves consequências

Rafael Jasovich*

O poder militar que construiu o presidente da Rússia, Vladimir Vladimirovitch Puti, além da preparação para absorver economicamente qualquer tipo de sanções se ampliaram com reservas cambiais e apoio da China e de outros países.

É evidente que a defesa militar Ucraniana não conseguirá impedir a invasão Russa. Os próximos capítulos serão decisivos para entender como Brasil será duramente afetado.

A decisão de Jair Bolsonaro (PL) de se aproximar do governo russo nessa conjuntura de conflito mundial entra para a história da diplomacia presidencial brasileira como um dos maiores equívocos cometidos por um chefe-de-estado.

Os ataques conduzidos por Vladimir Putin contra a Ucrânia expõem o Palácio do Planalto e, na avaliação de negociadores estrangeiros, isolam ainda mais Bolsonaro entre o bloco de democracias.

Há uma semana, com a visita à Rússia, Bolsonaro desafiou militares brasileiros, uma ala do Itamaraty e a pressão do governo dos EUA. E optou por manter sua viagem ao Kremlin.

Encurralado e disposto a mostrar que seu governo não iria ceder às pressões de Joe Biden, ele manteve a missão.

Mas bastou um deslize de sua parte, anunciando “solidariedade” aos russos, para que a viagem se transformasse em uma dor de cabeça para a chancelaria.

O embaixador Ucraniano fez um duro apelo ao Brasil para que permaneça neutro. Mas o apoio do capitão à Putin já é fato, o que afasta ainda mais o Brasil dos países europeus, do Japão e de outros países que já impõem sanções é à Rússia.

*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, ativista da Anistia Internacional.

Posts Similares

5 Comentários

  1. Mas a Rússia não é economicamente importante pro Brasil….. A ida do bozo a Rússia só incômoda o babaca do Biden. O valoroso Putin, que não quer guerra, vai massacrar o imbecil de Kiev…. e eu torço por isso… quem venha a grande porrada vermelha….

    1. Olá Marcelo, mais uma vez a esquerda rosinha do Brasil não sabe o que diz. A Rússia não invadiu, a Rússia está cooperando. Falam de horror a guerra, nas a guerra híbrida no Brasil é diária contra pobres pretos é mulheres. Kiev, dirigida por um golpista nazista é tão incompetente que atacou o próprio tanque de guerra, é, os seus soldados se entregam, fogem por que sabem o que é a OTAN. Viva a Rússia e o camarada Putin…

  2. tô com Cristina Silveira.

    nazistas, como é a ditadura ucraniana, devem ser derrubados. se for preciso eliminados.

    aqui no Brasil a mídia empresarial, e muita gente fala por isso, só noticia e analisa com o conteúdo que sai da boca oficial dos eeuu

    e tentam nós fazer crer que Putin é o grande monstro do Leste.
    mas só aquele país sem nome, os eua, tem o direito de fabricar guerras e armar o país de seu interesse geopolítico, todos vivendo sob ditaduras

  3. A esquerda rosinha no Brasil fala em invasão russa, não é verdade, a Rússia está cooperando com a defesa dos mais fracos. Vivemos aqui uma guerra híbrida de muitos séculos todo dia o Estado e milícia atacam as favelas, as mulheres, pretos e pobres, e, ninguém se importam. Viva o camarada Putin!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *