Só a vacinação em massa salva a humanidade da pandemia. Itabira aplica segunda dose da Janssen nesta segunda-feira

Foto: acervo ViladeUtopia

A maior prova empírica da eficácia imunológica das vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), e suas variantes, é a queda dos índices de ocupação de leitos hospitalares.

Em Itabira, por exemplo, esse índice caiu vertiginosamente desde que a população começou a ser imunizada.

De acordo com o boletim desse domingo (26), não há registro de óbito por Covid-19 no município (e isso já faz algum tempo).

O registro é de três pacientes em UTI, sendo apenas um caso confirmado – e outros três em enfermarias, também com um só caso confirmado.

E apenas 59 pacientes estão testados positivos no município, todos em isolamento domiciliar, mas sem sintomas graves.

Um quadro distante do que se observou no município no final de 2020 e início deste ano com surgimento da variante Delta.

Foi quando Itabira registrou 368 óbitos confirmados por Covid-19 desde o início da pandemia no país, em março do ano passado, com 23.666 casos positivos para a doença até agora no município.

Mesmo com o surgimento de novas variantes, como a ômicron, a situação pandêmica segue sob controle.

Mas para assim continuar, a população deve seguir rigorosamente o prescrito nas campanhas de imunização, inclusive com o início imediato da imunização de crianças com idade acima de 5 anos, assim que iniciar a campanha para a faixa etária.

Além disso, lembrando-se que a pandemia ainda não acabou, apenas arrefeceu-se com a campanha de vacinação em massa, é preciso também manter as medidas cautelares necessárias e preventivas, principalmente agora com as festas de fim de ano.

Para que o controle permaneça, a população deve aderir às campanhas de imunização, tomando as doses de reforço, que daqui para frente irão acontecer com mais frequência, como ocorre com as variantes da gripe, sempre que as autoridades em saúde considerarem necessárias cientificamente.

Vacinação

Para esta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a campanha de imunização prossegue, a partir de 8h30 às 15h30.

A imunização será feita nos drive-thrus da Prefeitura e da Funcesi, com aplicação da vacina da Janssen, válida somente para quem tomou a primeira dose até 19 de julho.

Para se vacinar com a segunda dose, é necessário apresentar o cartão de vacina e documento com foto.

E quem não puder comparecer aos drive-thrus, deve agendar a aplicação na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Já para os próximos dias da semana, novo calendário deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira.

Fique atento ao calendário e não deixe de participar, na data certa, da continuidade da campanha de imunização.

Só assim, todos juntos, vacinados e mantendo ainda os cuidados preventivos e protetivos necessários, é que a Covid-19 seguirá sob controle, deixando de ser uma pandemia com todas as suas nefastas consequências.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *