Portinari Negro chega a Itabira na sexta-feira, na praça do Areão, abrindo a programação do 3º Flitabira
Fotos: Divulgação
A efervescência cultural em Itabira não para, nem bem termina um evento e já começa outro – ainda está em cartaz o festival !PULSA! Movimento Arte Insurgente, iniciado no dia 8 com encerramento no domingo (17).
E já nesta sexta-feira (15), chega à cidade a exposição “Portinari Negro”, abrindo a programação da terceira edição do Festival Literário Internacional de Itabira (3º Flitabira), que acontece entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro de 2023.
Assim como aconteceu no ano passado, a exposição será montada na praça do Areão, com 42 reproduções das obras de Candido Portinari – e fica aberta para visitação do público até o encerramento do 3º Flitabira, com acesso gratuito.
A seleção e curadoria da exposição são do Projeto Portinari, fundado em 1979 por João Candido Portinari, fundador e diretor-geral da instituição.
O Flitabira tem patrocínio anual do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, além de contar com apoio da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Proposta
Nas 42 reproduções da exposição “Portinari Negro”, o artista em sua época capturou a realidade de parcela significativa da população negra no Brasil. As obras serão dispostas em estruturas com dois a três metros de altura, dando a sensação de um verdadeiro museu a céu aberto.
Para a exposição, as obras originais foram reproduzidas em lonas impressas, utilizando os arquivos fornecidos pelo Projeto Portinari. O projeto, com 44 anos de história, tem como missão preservar o acervo e a memória da vida e obra do pintor brasileiro Candido Portinari.
Além de servir como fonte de pesquisa para estudantes e pesquisadores, o Projeto Portinari busca democratizar o acesso ao rico legado pictórico, ético e humanista deixado por Portinari, disponibilizando-o não apenas para especialistas, mas para o público em geral.
Entre os destaques da exposição estão pinturas como “Retirantes” e “Cana-de-Açúcar”, que mostram a dura vida dos trabalhadores rurais, muitos deles negros, que foram explorados durante séculos no País, mas que nessas obras expressam dignidade, força e esperança.
Além de obras que retratam a cultura afro-brasileira, como “Samba” e “Festa de São João”, há também obras que abordam questões mais profundas do racismo estrutural, como o caso de “Café”, de 1935. Também chamam a atenção as dezenas de mulheres negras representadas por Portinari, em que, na maior parte das obras, eram retratadas como esteio e força familiar, e também as crianças, retratadas com amor e poesia.
Sobre o Flitabira
Criado pelo jornalista Afonso Borges – que é também o idealizador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) e do Sempre um Papo –, o Flitabira realiza a sua terceira edição em Itabira entre os dias 31 outubro e 5 de novembro de 2023, celebrando 121 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade.
As atividades acontecem tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube do Festival.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro.
Tem importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso País, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2023. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Rouanet, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.
Serviço
Exposição “Portinari Negro”
De 15 de setembro a 6 de novembro
Local: Praça do Areão – Itabira-MG