Pesquisadores do CDTN participam de livro sobre Rio Piracicaba, em parceria com a Unifei-Itabira
Foto: Reprodução
“Sob o ponto de vista dos recursos hídricos, a bacia do Rio Piracicaba compõe uma das seis sub-bacias hidrográficas da bacia do Rio Doce em Minas Gerais e responde por cerca de 51% da arrecadação financeira pelo uso da água de toda a bacia do Doce em território mineiro”, explica Paulo Rodrigues.
A visualização dos cenários a partir de mapas apoia as análises da gestão dos recursos hídricos. O esforço consistiu na caracterização dos cenários hidroambientais da bacia. Na obra, Rodrigues e Gomes apresentam 49 mapas geoespaciais temáticos , dos 130 gerados entre 2020 e 2022.
“Os mapas revelaram vários cenários hidroambientais , os quais dificilmente seriam percebidos sem essa potente estratégia cartográfica, as análises geoespaciais, permitindo, então, a devida integração de dados”, explica Rodrigues.
“Esse vasto Atlas Hidroambiental oferece subsídios robustos para os estudos das águas subterrâneas (aquelas armazenadas nos aquíferos) e que, em última análise, são responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos superficiais, tais como rios, lagos e áreas úmidas”, acrescenta.
A obra, lançada no dia 16 de julho, é organizada por Geraldo Magela Gonçalves e conta com apoio da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) no âmbito do ProfÁgua (programa de pós-graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos).
A participação do CDTN no livro é resultado da parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre o CDTN e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), campus Itabira.
A versão digital do livro está disponível no site da editora. Para baixar, acesse: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/expedicao-piracicaba-pela-vida-do-rio
O CDTN é uma das unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Maravilhosa pesquisa. Eu quero um exemplar..