Museu da Inquisição tem exposição itinerante em Mariana

Mauro Andrade Moura

Foi inaugurada na noite desse sábado (12), a exposição itinerante do Museu da Inquisição em Mariana.

Instalada na Casa de Cultura de Mariana, em seu salão no andar superior, a exposição nos apresenta fatos históricos e o modus operandi da inquisição católica contra os judeus sefaraditas, os judeus da Península Ibérica.

A exposição dispõe de computador para busca de nomes de famílias e alguns livros à venda com o tema da inquisição católica e dos judeus sefaraditas.

Exposição Itinerante do Museu da Inquisição é instalada em Mariana (Fotos: Mauro Moura)

A inquisição católica foi instalada pelos reis católicos em Espanha em 1492, um dia antes de Colombo partir para a busca da Índia e com vários tripulantes judeus sefaraditas.

Passado poucos anos, Dom Manuel I institui a inquisição católica em Portugal no ano de 1496. Porém, só começou a funcionar em 1536 sob o mando de seu neto João III. E o bispo encarregado de conduzir os processos foi seu outro neto, o cardeal Henrique de Évora.

Exposição mostra os horrores da Inquisição contra os judeus em Minas Gerais

Na noite de abertura da exposição, a professora e doutora Neusa Fernandes proferiu a importante e esclarecedora palestra com o tema Cristãos-novos vítimas da inquisição em Mariana.

Após, o doutor Marcelo Miranda Guimarães, membro da diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) proferiu a apresentação do Museu em Belo Horizonte, discorrendo sobre a Exposição itinerante em Mariana.

Os horrores da Inquisição permanecem na cultura belicista

Foi lembrado ainda que a grande bandeira comandada por Fernão Dias Paes Lemes/Lems era formada em sua maioria por cristãos-novos ou descendentes de judeus sefaraditas, incluindo nessa condição o seu filho Garcia Roiz, o cunhado José Betim, diversos sobrinhos e o genro Borba Gato, bem como outros tantos participantes.

Foi a partir dessa bandeira iniciada ainda em 1673 que se deu início aos descobrimentos minerais, principalmente do ouro. E a partir daí, a formação e ocupação de Minas Gerais.

A Exposição itinerante em Mariana se estenderá até o dia 20 de novembro, aberta à visitação diariamente, das 9h às 17h, no segundo piso da Casa da Cultura de Mariana – Academia Marianense de Letras, Ciências e Artes. na Rua Frei Durão, nº 84.

A exposição itinerante conta com o apoio do Instituto Histórico Israelita Mineiro (IHIM).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *