PT/PV formam federação e aprovam apoio à reeleição de Marco Antonio; MDB homologa nesta noite a candidatura de Neidson Freitas
Foto: Rodrigo de Oliveira
Diferentemente do que ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando o Partido dos Trabalhadores (PT) lançou isoladamente candidatos a prefeito e apenas um a vereador, neste ano o partido decidiu, em convenção realizada neste sábado (3), a só lançar candidatos e candidatas à vereança – e por apoiar na eleição majoritária às candidaturas à reeleição do prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e do vice Marco Antônio Gomes (PRD).
Para a eleição proporcional, o PT compõe a federação Brasil Esperança com o Partido Verde (PV), com o mesmo propósito de apoiar a reeleição do prefeito e de seu vice, lançando-se chapa para a eleição proporcional com três candidatos e candidata que irão disputar uma cadeira no legislativo itabirano.
O presidente do PT, o aposentado José Gomes Vieira, disse na convenção que o partido está se reestruturando na cidade, que já teve Jackson Tavares eleito prefeito de Itabira (1997/2000), tendo posteriormente perdido força eleitoral em Itabira nas posteriores eleições municipais.
Tavares compareceu à convenção do PT. Não se pronunciou, mas apoiou a decisão do partido de seguir com a chapa majoritária pela reeleição de Marco Antônio Lage, formada também pelo PSB, PRD, PDT, PSOL, Solidariedade e Rede Sustentabilidade, reeditando a coalisão de centro-esquerda vitoriosa nas eleições de 2020.
Reerguimento do diretório municipal do PT
José Gomes Vieira recordou a luta pelo reerguimento do partido lulista em Itabira. “Tivemos uma longa batalha, estávamos muito parados. Agora demos uma renovada com novos filiados e vamos sair para a luta no apoio aos nossos candidatos e candidatas a vereador e apoiando a candidatura à reeleição de Marco Antônio Lage”, disse ele, no início da convenção, lembrando que o prefeito apoiou a candidatura vitoriosa de Lula em 2022.
Segundo Zé Gomes, é a primeira vez que as esquerdas se unem em Itabira para apoiar um candidato majoritário. “Nós trabalhamos muito para ter uma candidatura única das esquerdas para prefeito e vencemos depois de derrotar quem quis levar o nosso partido a apoiar o candidato do grupão. E vamos permanecer unidos para reeleger Lula nas próximas eleições presidenciais”, conclamou.
A convenção lavrou em ata as condições já acertadas para um programa mínimo de governança, caso o atual prefeito seja reeleito.
Nesse programa devem ser incluidas a continuidade do orçamento participativo, a prioridade de políticas públicas em benefício dos menos favorecidos, com foco nas pessoas, além de privilegiar melhorias nos bairros populares, além de retornar com a proposta de Restaurante Popular, como também as negociações com a mineradora Vale das condicionantes aprovadas em 2020 e que não foram integralmente cumpridas.
Para isso, a federação PT-PV passa a integrar também o comitê suprapartidário que está elaborando o programa de governo da coligação majoritária Nossa Bandeira é Itabira.
A federação espera, em um eventual novo governo, sendo reeleito o atual prefeito em 7 de outubro, avançar nas políticas de inclusão social e melhoria das condições de vida população itabirana.
Convenção do MDB
Nesta segunda-feira (5), último dia para a realização das convenções partidária, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) vai homologar a candidatura do vereador Neidson Freitas a prefeito de Itabira, tendo como vice a sua colega de bancada oposicionista, Rosilene Félix (PSD), em mais uma coligação de centro-direita.
A chapa majoritária Neidson Freitas/Rose Félix é formada também pelos partidos Cidadania, Podemos, Progressistas, PSDB e Republicanos. Conta com apoio quase unânime dos nove vereadores oposicionistas.
A exceção fica com o vereador Júlio “do Combem” Rodrigues que apoia a candidatura do ex-prefeito João Izael Querino Coelho (PMN), também de centro-direita e já homologada em convenção partidária.
O candidato a vice é o empresário Pedro “Olintão” Fortunato, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, pela coligação Itabira em boas mãos, formada também pelo Avante e apoio informal do partido Novo, do governador Romeu Zema.
Outra candidatura a prefeito da oposição é do servidor municipal Ronaldo Antônio de Paula, o Ronaldinho “Teteco” (PRTB), compondo chapa com a pastora Elaine Gonçalves candidata a vice-prefeita.