Jornalista e educadora musical lança eBook sobre musicalização infantil e educação ambiental

Fotos: Divulgação

Pensando em compartilhar sua experiência como educadora musical de bebês e crianças em uma escola regular infantil com professores de música, educadores em geral e pais e familiares interessados no tema, a jornalista e educadora musical Carolina Brauer publicou, na plataforma Kindle, o eBook Musicalização infantil e educação musical: música e meio ambiente andam juntos.

O livro está disponível à venda nas versões online e impressa no portal da Amazon, bastando ao interessado digitar o nome do livro ou da autora no campo de busca do site para acessá-lo.

O livro, explica Brauer, é fruto do projeto Tímpano Educação Musical, que a autora desenvolveu para dar aulas a bebês e crianças em um contexto vivenciado por ela de escassez de recursos materiais para a compra de instrumentos musicais em quantidade suficiente para conduzir as aulas de musicalização para turmas com mais de 20 alunos.

Capa do livro de Carolina Brauer

Trata-se de um compilado de informações teóricas e práticas que balizaram experiências de musicalização infantil que ela conduziu a partir do nascimento de sua filha, no ano de 2008, e, gradativamente, a outras e outras crianças, mais de uma centena, alunos com idades entre zero e seis anos do Centro de Educação Infantil O Barquinho Amarelo, escola que funcionou entre as décadas de 2000 e 2010 no bairro Serra, em Belo Horizonte (MG).

A obra, disponível em e-book e também no formato PDF traz um passo a passo para a implementação de um projeto que utiliza sucata na confecção de instrumentos musicais para aulas de musicalização de bebês e crianças.

O livro apresenta planos de aula, teorias pedagógicas e um método musical combinado com conceitos de educação ambiental. “Por isso, a obra não é só voltada a professores de música, podendo interessar a educadores e pais em geral interessados no tema”, explica Brauer.

Os desafios da musicalização infantil

As aulas de musicalização infantil auxiliam no desenvolvimento cognitivo e na socialização das crianças, a partir da melhora na comunicação e na coordenação motora, no aprimoramento das funções psíquicas, como prontidão e memória, e na elevação do espírito. Muitas são as pesquisas que atestam essa relação. Não por acaso, no Brasil, desde o ano de 2008 o ensino de música é obrigatório na Educação Básica.

“Mas dar aulas de música para bebês e crianças com até seis anos de idade não é tarefa para qualquer um: há uma enorme carência de profissionais com formação superior em Música capacitados para lecionar musicalização infantil – é preciso conhecer, por exemplo, teorias pedagógicas que explicam o desenvolvimento infantil”, completa Brauer.

Além disso, são necessários métodos musicais específicos para o ensino de música voltado a crianças com menos de sete anos, pois o objetivo aqui não é o de ensinar a tocar instrumentos musicais, mas o de levar as crianças a vivenciarem experiências musicais que as capacitarão, no devido tempo, para o aprendizado da técnica para tocar instrumentos musicais.

Esse descompasso é potencializado porque bons projetos musicais podem ser inviabilizados por falta de verba para a compra de apetrechos e instrumentos musicais pelas escolas regulares, notadamente se as turmas dos pequenos alunos são grandes.

Instrumentos musicais e brinquedos feitos de materiais recicláveis

Carolina utilizou a sucata gerada no cotidiano de crianças e de suas famílias para confeccionar brinquedos-sucata, cenários e instrumentos de musicalização.

Os materiais utilizados foram resíduos oriundos do atual estilo de vida pós-moderno e facilmente ajuntados no dia a dia das crianças e das famílias de classe média, como potes de iogurte e de laticínios diversos; latas de leite em pó e de farinha láctea; potes de achocolatado; caixas de sapato e de cereais, de pasta de dente e de sabonete; rolos de papel higiênico, de papel-toalha, de papel-alumínio e de filme PVC; e outros materiais diversos, como arroz, feijão, garrafas-pet e de vidro e pedras.

Todos esses materiais recicláveis deram vida a chocalhos, tambores, pianos de garrafa, brinquedos e quadros feitos de sucata.

Brincando de fazer e ouvir música e levando os alunos a vivenciarem os parâmetros musicais com a voz, corpo e instrumentos, a educadora vislumbrou a possibilidade de trabalhar, junto aos pequenos, alguns conceitos ligados à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Assim, as aulas de musicalização acabaram se tornando uma oportunidade para também falar sobre a importância do consumo consciente, da preservação e do cuidado com o meio ambiente. O livro é fruto dessa abordagem.

“Além de utilizar sucata para construir esses apetrechos de musicalização, procurei enfatizar a riqueza existente em grande parte do lixo que é gerado pelo consumo das famílias. Essa riqueza se perde na grande montanha de lixo, eu sempre enfatizava, se não é corretamente triada e encaminhada para a reciclagem ou transformada em matéria-prima de brinquedos, instrumentos musicais ou arte. Mas é claro que, para isso, eu utilizava o vocabulário das crianças e procurava trabalhar com cada faixa etária conceitos que poderiam ser absorvidos por elas”, conta Brauer.

Transversalidade entre música, teorias pedagógicas e educação ambiental

Exatamente por causa do caráter transversal que estabelece com teorias pedagógicas gerais, método musical utilizado e o projeto Tímpano, que estabelece diretrizes para a prática da educação ambiental junto às crianças, o livro Musicalização infantil e educação ambiental pode interessar tanto a professores de música como educadores em geral, que não tem formação musical, mas que têm necessidade/ interesse voltado para a musicalização infantil, bem como a pais que se encontrem na mesma situação.

Não é um livro-método, mas um que compartilha métodos nos quais a educadora apoiou-se em sua prática cotidiana, inclusive com ideias de plano de aula, um livro que ela não encontrou nas prateleiras das livrarias quando resolveu se lançar como educadora musical!

Na opinião de Brauer, que tem formação musical autodidata, os alunos que passaram por essa experiência descrita no livro (alguns tiveram aulas contínuas com ela dos dois aos seis anos de idade!), além de serem devidamente musicalizados, foram estimulados a problematizar diversas questões que emanam da vida moderna, urbana, tecnológica e capitalista: a relação entre o atual estilo de vida e o consumo desenfreado; a produção e o acúmulo do lixo; a utilização predatória dos recursos naturais (cuja exaustão pode levar nossa civilização ao colapso); a poluição de rios e mares; a falta de zelo para com o espaço público (e também para consigo e para com o próximo); e a necessidade de ação imediata nos próprios contextos familiares.

O ser humano é extremamente dependente da natureza, mas a condição moderna, a crença desmedida no desenvolvimento da ciência e tecnologia e até mesmo o mecanismo de negação de problemas e riscos às vezes faz as pessoas esquecerem-se dessa condição.

É preciso que mais e mais pessoas atentem-se a isso e passem a rever conceitos e valores, atitude necessária para a continuidade sustentável da vida na Terra. Aos educadores e pais em geral cabe a tarefa hercúlea de contribuir, decisivamente, para a mudança de paradigmas dos novos tempos. E se isso se der através da música, melhor ainda!

O livro de Carolina Brauer apresenta:

– Um pouco da história do projeto Tímpano Educação Musical, gênese dessa caminhada músico-ambiental que gerou o livro e que pode inspirar outros projetos a surgirem;

– Informações gerais sobre os benefícios proporcionados pelo contato com a música;

– O passo a passo para a implementação do projeto Música também é consciência ambiental, que busca lidar com o problema da escassez de recursos para a compra de materiais musicais, utilizando sucata na confecção de instrumentos e apetrechos musicais e, ao mesmo tempo, ministrar conteúdos de educação ambiental e cidadã de forma transversal junto ao ensino musical;

– Breves resumos feitos a partir de artigos sobre desenvolvimento infantil, desenvolvimento motor e a importância do brincar;

– Exemplos de planos de aula, com sugestões de músicas, sons e bibliografia a serem desenvolvidos com os alunos;

– Informações compiladas que ajudam a introduzir a criança ao sistema de cifras e informações para introduzir jovens e adultos ao sistema de cifras;

– Um dicionário de acordes básicos para violão e um dicionário de acordes básicos para piano.

O livro traz ainda um modelo de implementação de coleta seletiva voltados para residências, estabelecimentos comerciais e empresas em geral.

Reduzir, reutilizar e reciclar, palavras atualmente tão em voga, são também atitudes e posturas musicais. Quem se habilita?

Serviço:

LANÇAMENTO DO LIVRO

Musicalização infantil e educação musical: música e meio ambiente andam juntos, de Carolina Brauer – 143 páginas

Disponível em:

AMAZON

Link para acesso: https://www.amazon.com.br/Musicaliza%C3%A7%C3%A3o-infantil-educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-Ambiente-ebook/dp/B0BN6NZ8DP

Sugestão de termo de busca para localizar o livro no Google: “musicalização infantil educação musical carolina brauer”

Preços:

Para ler no Kindle – R$ 24,99

Para ler no Kindle Unlimited – gratuito

Versão impressa: R$ 166,04

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *