Itabira realiza a 21ª Semana Drummondiana antes do II Flitabira para festejar o nascimento do poeta

Para os dias 26 a 31 de outubro, quando se celebra os 120 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, Itabira realiza a 21ª Semana Drummondiana (na verdade, teve mais edições, mas parece que a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade perdeu parte desse registro histórico). Toda programação sendo realizada no Memorial Drummond, na encosta leste do pico do Amor, no Parque Natural Municipal do Intelecto, no bairro Campestre.

Paralelamente acontece a 1ª Semana Drummonzinhos, com recitais de poemas do vate maior itabirano. A realização é da FCCDA, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, que também banca a segunda edição do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), com início após a eleição, na segunda-feira (31), encerrando-se no domingo (6).

Para saber mais sobre o II Flitabira acesse aqui:

Programação do II Flitabira para celebrar os 120 anos de Drummond tem como novidade o Vijazz Blues Festival

Encontros com Patrimônio

Ainda como parte das homenagens ao poeta itabirano, a Casa Fiat de Cultura, por meio do projeto Encontros com o Patrimônio, realiza neste domingo (23), às 11h, em seu canal do Youtube, um bate-papo com Solange Alvarenga, coordenadora do Memorial Drummond, sobre esse que é considerado um dos maiores autores da literatura brasileira e que integra a segunda fase do modernismo brasileiro.

Para participar dessa roda de conversa, inscreva-se   pela Sympla. Acesse: bit.ly/120AnosDrummond

Produção literária

Segundo os seus organizadores, a 21ª Semana Drummondiana tem como objetivo estimular a produção literária local, difundir e promover a sua democratização. Contará em sua programação com participação de estudiosos, pesquisadores literários, estudantes e artistas convidados.

Inclui espetáculos cênicos, apresentações musicais, oficinas, intervenções poéticas, palestras, mesa redonda, sarau poético e concurso de poesias.

Sê-lo

O tema escolhido para a Semana Drumondiana deste ano é Sê-lo, pronome oblíquo no futuro do presente. A proposta é promover uma reflexão sobre o futuro de Itabira no presente, no sentido de vivenciar mais a arte e a poesia de Drummond.

É para sentir “a magia da cidade literária no meio do caminho”, mas sem essa de achar que Itabira é a Capital da Poesia, porque não é, embora aqui tenha nascido um dos maiores poetas da língua portuguesa. E só isso é o bastante para reverenciá-la, juntamente com o seu filho mais ilustre.

A cidade foi exaustivamente citada pelo poeta em seus versos e crônicas, com saudades e tristezas pelo muito que representa para o país e para o mundo com o seu minério de ferro e que muito pouco obteve em troca, como forma de justa compensação pela riqueza mineral daqui extraída e levada triturada nos vagões do Maior Trem do Mundo.

Leia mais aqui:

A poesia de Drummond em defesa da terra natal

E também aqui:

Drummond e a mineração

E acesse a programação da Semana Drummondiana aqui:

https://viladeutopia.com.br/wp-content/uploads/2022/10/1-prog_21SEMANADRUMMONDIANA.pdf

Flitabira promove oficina de produção cultural

Em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, acontece já pelo II Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), a Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições., a ser realizada entre 24 e 28 deste mês, no horário das 19h às 21h30, no Museu de Itabira, na praça do Centenário.

A oferta é de 30 vagas, com convite aos produtores e agentes culturais da região. A oficina é gratuita e vai ser ministrada por Jhonathan Nicoletti, que coordena a produção do Flitabira.

De acordo com os organizadores, além de formas de captação no Brasil e exterior, a oficina vai apresentar quais são os produtores atuais, a melhor forma de se aproximar para captações e quais são as ferramentas de controle e gestão da produção executiva.

Acesse o formulário para se inscrever na Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbTFjr3p57LoSRWFqdyWY7lAukOtIdiKSNNyofPLmB8tmpZw/viewform

As vagas são limitadas.

Serviço:

Oficina de Produção Executiva: Festivais Literários, Musicais e Exposições

Período: 24 a 28 de outubro, segunda a sexta, das 19h às 21h30

Local: Museu de Itabira (Praça do Centenário, 116, Centro. Itabira-MG)

Mais informações no https://flitabira.com.br/

Posts Similares

1 Comentário

  1. O poeta Drummond foi uma grande pessoa. Escreveu a historia da Itabira ou deixou as pistas pra encontrá-la, toda a pesquisa sobre a cidadezinha que a Vila publica é encontrada na obra do poeta. O que restou de dignidade da cidade está na obra do poeta, é a obra de Carlos Drummond de Andrade que pode tirar Itabira das garras da mineradora. O problema é que a população nao quer sair disso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *