Itabira abre o 47º Festival de Inverno com programação virtual e presencial, dando ênfase à cultura local e aos cuidados preventivos
Com homenagens a dois ícones da política cultural em Itabira, o ex-prefeito Jairo Magalhães Alves (1978-82), que construiu o centro cultural, e à professora Myriam de Souza Brandão, gestora e principal idealizadora desse espaço artístico itabirano, o 47º Festival de Inverno de Itabira tem início nesta sexta-feira (9) e se estende até 31 de julho.
Paralelamente ao festival, mas como parte de uma programação cultural mais ampla, o projeto Sempre um Papo em sua versão itabirana, do jornalista Afonso Borges, promove, também nesta sexta-feira, às 19h, um encontro virtual entre João Cândido Portinari, filho do pintor Cândido Portinari, e Pedro Graña Drummond, neto do nosso poeta maior.
O bate-papo vai discorrer sobre a relação de amizade entre o pintor e o poeta itabirano, que estarão presentes na mostra Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond, que fica exposta em Itabira até 10 de setembro. Bate-papo e exposição são parte do aquecimento para o primeiro Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), programado para outubro, na Semana Drummondiana.
Saiba mais aqui: Itabira tem encontro marcado com Drummond, Portinari e Cervantes, a partir deste sábado, na praça do Areão
Já a abertura do festival de inverno acontece às 17h, na galeria do centro cultural, com apresentação do músico e multi-instrumentista Damian Zantedeschi.
Confira a agenda do festival aqui: https://cutt.ly/SmWvTxN
Raízes e resistência cultural
A proposta cultural para o festival neste ano é fortalecer o artista local que, como todos no país, tem sofrido prejuízos depois que foram fechados os palcos para espetáculos presenciais em decorrência da pandemia com o novo coronavírus.
O tema da edição deste ano é Resistência Cultural, onde está a cultura?, que remete ao fortalecimento da cultura regional, buscando dialogar com os atores e públicos acerca da política cultural que se quer para o município.
Em 23 dias de programação, a agenda conta com diversas atividades artísticas, com shows musicais, exposições, peças teatrais.
As apresentações serão híbridas, virtuais e presenciais, observando todo o protocolo de prevenção e cuidados necessários para não virar fator de disseminação desse terrível vírus.
Realizado desde 1974, o Festival de Inverno de Itabira acontece tradicionalmente no mês de julho. Já foi palco para apresentação dos principais astros da música e do teatro brasileiro.
O festival é uma realização da Fundação Cultural Carlos Drummond (FCCDA) e conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Músicas nas nuvens
Uma lista com o repertório (playlist) do 47º Festival de Inverno de Itabira foi lançada na plataforma Spotify. Conta com músicas autorais de artistas itabiranos e de grandes clássicos conhecidos da música nacional e internacional.
Para acessar, basta procurar pela playlist do festival no Spotify ou clicar diretamente no link disponível abaixo.
Playlist Spotify 47º Festival de Inverno de Itabira: https://cutt.ly/NmW8Tei
:Mais informações em: https://fccda.com.br/
Facebook: www.facebook.com/fccda
Instagram: www.instagram.com/fccda
Foto: Carlos Cruz