Festival de Inverno de Itabira começa no domingo com a cantora Alcione, na praça do Areão toda cercada

Palco acertadamente mudou de lugar na praça do Areão, que foi cercada, abrindo-se mais espaço para o público

Fotos: Carlos Cruz

Infelizmente, o festival de inverno de Itabira não é mais como antes, quando acontecia praticamente durante todo o mês de julho. Foi assim até que as exposições agropecuárias tiveram início, no início da década de 1980, levando a maior parte dos recursos culturais do orçamento municipal para os grandes shows sertanejos.

Já o 49º Festival de Inverno de Itabira vai acontecer em apenas 14 dias – e sem o brilho dos primeiros eventos, mesmo com o empenho do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que tem priorizado a cultura na cidade, com mais eventos artísticos e culturais durante todo o ano.

O festival terá início no domingo (2) e encerra no dia 16, também num domingo. Os shows acontecem na concha acústica Norberto Martins, no Pico do Amor, como também na praça do Areão – e em palcos móveis itinerantes em pontos diversos da cidade.

As grandes atrações musicais do festival são a cantora Alcione e Jorge Aragão (no domingo de encerramento), B-Negão. A ênfase neste festival vai para o samba, mas artistas de outras vertentes musicais também estarão presentes, como a cantora Pitty, o cantor Chico César, Melin, Expressão Ativa, Saldanha Rolim, Nenhum de Nós.

Espera-se que, a exemplo de outros festivais, por bons espetáculos teatrais, não esses stand-ups de riso fácil e de parca inteligência que têm sido apresentados nos últimos dias no teatro do Centro Cultural.

Para a concha acústica o festival programou shows musicais e teatrais

Segurança e ingressos

Para acesso a alguns eventos em locais fechados, como no teatro do Centro Cultural, será preciso retirar ingressos (gratuitos) antecipadamente, por meio da plataforma Sympla, válido também para os shows e espetáculos na concha acústica.

A medida visa assegurar o conforto e a segurança do público, com todos os protocolos necessários para que ocorram apresentações artísticas tranquilas para todos os presentes.

A retirada de ingressos para os eventos na concha acústica também será necessária pelo Sympla.

Na segunda-feira (3) serão liberados os ingressos para os eventos dos dias 6, 7 e 8 de julho, com número limitado à capacidade autorizada para esse espaço. Os ingressos referentes aos shows do dia 14 serão liberados na quarta-feira (12).

Já na praça do Areão, embora não seja preciso retirar ingressos antecipadamente, haverá controle de público para não ocorrer superlotação. A praça já foi cercada e o palco, adequadamente, mudou de lugar em relação ao festival do ano passado.

Haverá vistoria com detector de metal no ingresso na concha acústica e na praça do Areão, que é para ninguém entrar com armas de fogo ou outras armas que possam ameaçar a vida das pessoas presentes.

Em todos os eventos, não será permitido entrar com caixa térmica/cooler e nem com bebidas em garrafas.

Para as oficinas, também será necessária a retirada de ingressos antecipadamente clicando aqui.

Em todos os shows haverá presença da Polícia Militar de Minas Gerais, equipe de segurança especializada e certificada para o uso de detector de metal, além de brigadistas e agentes da Transita.

Confira aqui a programação do festival.

 

 

 

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *