Baianas Ozadas lança tema do Carnaval 2024 neste sábado em Belo Horizonte
Fotos: Netum Lima/ Divulgação
Um dos maiores blocos do Carnaval de BH, que já está com os preparativos a todo vapor para a folia, estará no Aquilombar com banda, bateria e ala de dança, que enquanto se aquecem para o período momesco, promovem a alegria juntamente com o bloco Swing Safado, na festa Swing&Ozadia
O ano ainda não acabou, mas a capital mineira já respira folia. Um dos maiores blocos do Carnaval de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas, confirma seu desfile para 2024 e realiza o lançamento do tema do cortejo neste sábado (16), a partir das 15h, no Aquilombar (Rua Itapecerica, 865, Lagoinha).
Com a festa Swing&Ozadia, o Baianas realiza ensaios e shows da sua banda junto com o bloco Swing Safado. Para participar do evento, basta retirar o ingresso solidário a preços populares a partir de R$ 10,00 por meio da plataforma Sympla.
Serão oito horas de pura folia e diversão. O evento terá início com ensaios da bateria e ala de dança do Baianas Ozadas e se estende com shows das bandas dos dois blocos. A discotecagem ficará por conta do DJ Fidelis.
O fundador e vocalista do Baianas Ozadas, Geo Ozado, está ansioso. “Diante de todos os desafios que temos que enfrentar para colocar o bloco na rua, sinto que somos vitoriosos por, mais uma vez, confirmar o nosso desfile. É um tema com homenagens especiais. Podem ter certeza que o Baianas Ozadas vem pro carnaval mais baiano ainda. Vamos revelar o que estamos preparando para 2024 em uma grande festa. O Carnaval começa antes do Natal em BH”, brinca.
Programação do evento
15h – Abertura da Casa
15h30 – Ensaio Ala De Dança Baianas Ozadas
17h – Ensaio Bateria Ozada
18h – DJ Fidelis
18h30 – Show Banda Baianas Ozadas
20h- DJ Fidelis
20h30- Show Swing Safado
22h A 23h – DJ Fidelis
Baianas Ozadas
Fundado em 2012 no dia 19 de fevereiro, pelo jornalista e músico baiano Geo Cardoso, que mais tarde adotou como nome artístico “Geo Ozado”, o Baianas Ozadas dissemina entre os mineiros a cultura e musicalidade do estado natal do seu criador.
Foi o bloco responsável por “baianizar” a folia belo-horizontina, sendo recordista de público e transformando a segunda-feira num grande Carnaval popular no centro da cidade. No ano da fundação, o grupo era apenas uma ala de sete pessoas, o idealizador entre familiares e amigos, que despretensiosamente, queriam curtir a folia que novamente floresceu na capital.
A partir de 2013, foi formada a primeira bateria de rua do Baianas Ozadas, adotando uma temática a cada edição, com crescimento vertiginoso ano a ano. Em 2017, reuniu um público de 500 mil foliões, divulgado pela imprensa, sendo, possivelmente o recorde da festa momesca na capital, pois à época não existiam tantos grandes blocos para disputar os foliões.
Em 2023, com um ano de atraso devido à paralização da pandemia da Covid-19, o bloco celebrou uma década de fundação em um cortejo histórico que marcou a grande retomada do Carnaval. E para 2024, completando 12 anos de história, a intenção é que a essência do Baianas Ozadas seja ainda mais valorizada na avenida, no cortejo e na lavagem das escadarias da Igreja de São José.
Swing Safado
O Bloco Swing Safado nasceu nas ladeiras do Conjunto Santa Maria para fazer a alegria do carnaval na quebrada. Tendo em vista a retomada dos blocos de rua na cidade, Jefferson Gomes viu na inicialização do Bloco Swing Safado uma possibilidade de descentralização e fortalecimento da cultura local.
Em seu primeiro ano de realização, em 2013, o bloco desfilou nas ladeiras da comunidade e percebeu-se ali a importância desse tipo de ação, pois a resposta foi imediata, conseguindo arrastar os moradores locais e de outras quebradas, estimando-se um público de 1.000 pessoas. Já no último ano de realização do carnaval no Conjunto Santa Maria, o Bloco trouxe para as ladeiras do morro, um público de cerca de 4.000 pessoas.
Com os ritmos mais swingantes faz todo mundo cantar e dançar até o chão, o bloco possui 9 integrantes entre: vocal, baixo, guitarra, teclado, percussão e bateria, e brinca com músicas populares brasileiras que vêm das periferias e suas letras de duplo sentido. Proporcionando uma apresentação animada e divertida, fazendo com que todos aqueles que amam o pagode, funk e axé do nosso Brasil, se identifiquem.
Serviço:
Ensaio Swing&Ozadia
Data: 16 de dezembro, sábado
Horário: de 15h às 23h
Local: Aquilomar (Rua Itapecerica, 865. Lagoinha)
Atrações:
Ensaio Baianas Ozadas (Bateria e Ala de dança)
Banda Baianas Ozadas
Bloco Swing Safado
Dj Fidelis
Ingressos: valor simbólico de R$ 10,00 por meio da Sympla