Exposição O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci está aberta ao público até 8 de dezembro no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água, BH
Fotos: Felipe Amarelo/ Divulgação
Mostra traz ambientes audiovisuais, recursos tecnológicos como realidade aumentada e réplicas em grande escala das invenções e da arte do gênio renascentista. Exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 8 de dezembro no Espaço 356
Até o dia 8 de dezembro, Belo Horizonte recebe a exposição O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci, apresentada pelo Ministério da Cultura, o Instituto Cultural Vale e o Memorial Minas Gerais Vale.
A mostra oferece uma experiência inédita que proporciona um intenso mergulho nos estudos, rascunhos, experimentos e descobertas sobre arte, anatomia, engenharia, botânica e física realizados pelo gênio Leonardo da Vinci. O Extraordinário Universo de Leonardo Da Vinci está em cartaz no Espaço 356, no bairro Olhos D’Água.
A entrada é gratuita com retirada de ingressos pelo site memorialvale.com.br. Visitas mediadas para grupos e escolas podem ser realizadas mediante agendamento prévio pelo telefone (31) 3343-7317 ou WhatsApp (31) 8223-7433 sujeito à lotação e disponibilidade de datas.
A exposição marca a abertura da nova fase do Memorial Minas Gerais Vale, que, durante as obras de requalificação do edifício-sede localizado na Praça da Liberdade, mantém sua programação ativa por meio do projeto Memorial Vale Itinerante em diversas cidades e locais de Belo Horizonte.
Com 1.500 metros quadrados e nove áreas expositivas, a mostra utiliza tecnologia para criar uma narrativa interativa sobre Leonardo da Vinci. Em uma das salas, os visitantes podem assistir a uma animação que mistura computação gráfica com suas obras icônicas.
A realidade aumentada também permite explorar suas invenções, como o protótipo de helicóptero e o carro a manivela, que ganham vida fora da tela. A concepção da mostra é da EKO.ag, agência de comunicação e entretenimento, e produção da Manaka Cultural.
A exposição abrange áreas como física, botânica, anatomia e arte, destacando Da Vinci como um visionário. Além de suas invenções e obras, o público conhece aspectos da vida pessoal do artista, aprofundando-se em seu legado. Com réplicas em tamanho real de suas máquinas e obras, o visitante tem acesso a informações detalhadas, entendendo as conexões entre arte, ciência e engenharia feitas por Da Vinci.
Memorial Vale Itinerante
A exposição também inaugura uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante.
“Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, conseguimos levar o legado de grandes nomes como Leonardo da Vinci a diferentes públicos, cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, diretor do Memorial Vale.
Leonardo da Vinci: O Gênio Multifacetado
Leonardo da Vinci nascido em 1452, em Anciano, um vilarejo italiano, é amplamente reconhecido como um dos maiores artistas da história. Filho de um escrivão e de uma camponesa, Leonardo começou sua jornada artística como aprendiz de Andrea del Verrocchio, um dos mestres florentinos mais renomados da época. Seu talento excepcional logo o destacou, e ele se tornou um artista e inventor de renome.
Da Vinci é mais conhecido por suas pinturas, incluindo a icônica Mona Lisa, mas suas contribuições vão muito além da arte. Ele foi um visionário que explorou diversas áreas do conhecimento, como anatomia, engenharia, botânica e física.
As suas invenções, muitas das quais foram precursoras de tecnologias modernas, como o automóvel, o submarino e até mesmo o helicóptero, demonstram sua capacidade de combinar arte e ciência de maneira inovadora.
Durante sua vida, Leonardo criou uma vasta quantidade de anotações, que foram posteriormente reunidas e viraram os Códices. Nos escritos, documentou suas observações, experimentos e invenções. Esses cadernos, que contêm esboços detalhados e notas sobre uma ampla gama de temas, são considerados tesouros inestimáveis do conhecimento humano e continuam a inspirar cientistas e artistas até hoje.
Serviço
Exposição: O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci
Endereço: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água, Belo Horizonte.
Terças, Quartas e Sextas: das 9h às 17h, com permanência até as 18h;
Quintas: das 9h às 20h, com permanência até as 21h;
Sábados: das 10h às 20h, com permanência até as 21h;
Domingos: das 10h às 17h, com permanência até as 18h.
Aos sábados às 15h e domingos às 11h15, são ofertadas visitas mediadas em libras.
Retirada de ingressos no site do Memorial Vale: http://www.memorialvale.com.br
Espaço com acessibilidade e estacionamento. Linhas de ônibus que atendem a região: S10; 3030; 3050; 3055; 306R; 1000; 1321; 3150; 3828; 3900; 3915; 3933; 3937; 3938; 3939; 3942; 3943; 3947; 3958; 4030; 4925; 5020; 5055; 8151.
Entrada gratuita.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas.
São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural.
Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.