Em sua nona edição, o Ecofolia 2023 promove até domingo palestras e práticas conservacionistas no Parque Estadual Mata do Limoeiro
Fotos: Divulgação
Desde quinta-feira (9), acontece no Parque Estadual Mata do Limoeiro o projeto Ecofolia, que está em sua nona edição, funcionando como um elo entre a unidade de conservação e as comunidades do seu entorno. O Ecofolia prossegue até domingo (12), com práticas conservacionistas e manifestações culturais.
O projeto é implementado desde 2014, com pequeno intervalo durante a pandemia. Retorna agora em um momento que traz profundas reflexões sobre a importância do parque, que sofreu com um grande incêndio florestal no ano passado, destruindo parte significativa de sua vegetação e mortes de animais silvestres.
A reflexão sobre esse sinistro e meios para impedir que se repita são pontos importantes de reflexão entre os participantes. Tanto que à parte da reflexão sobre o ocorrido, nesta edição haverá a entrega do prêmio Heróis do Limoeiro, concedido a pessoas com relevante destaque na proteção histórica da Mata do Limoeiro, no fortalecimento do processo de implantação e reconhecimento da unidade de conservação desde a sua criação em 2011.
Nessa edição do Ecofolia, o agraciado será o ex-diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Collet, que teve papel de destaque nos processos de abertura do Parque Estadual Mata do Limoeiro à visitação pública e transformação de uso de nossa sede administrativa.
Ainda dentro da programação, serão destacadas as comunidades tradicionais, como o Quilombo do Capoeirão, a cultura das Bordadeiras do Carmo, das Lavadeiras de Ipoema e das Guarda de Marujos das comunidades da Boa Vista e Serra dos Alves.
Outro momento de destaque será uma oficina sobre as potencialidades do parque para a realização de pesquisas relacionadas à fauna e flora. Haverá ainda visita técnica ao Parque Natural Municipal Alto Rio Tanque para conhecimento da prática de criação de abelhas com fins ambientais de polinização.
As palestras versarão sobre o tema conectado com a função de existência do Parque e a proteção da Mata do Limoeiro.
Reconhecimento
O Ecofolia foi vencedor do prêmio Hugo Werneck no ano de 2016, como melhor projeto de Educação Ambiental do Brasil. Foi apresentado no I Fórum Internacional de Gestão de Áreas Protegidas, realizado em Brasília/DF no ano de 2018 como uma prática de destaque em unidades de conservação do país.
Em 2019, o Instituto Ipê da Amazônia destacou o Ecofolia como uma das 100 melhores práticas em unidades de conservação do Brasil.
O parque recebe gestores de unidades de conservação de Minas Gerais e de outros estados que querem entender o seu funcionamento para replicá-lo em outros parques.
O projeto Ecofolia é uma realização do Estadual Mata do Limoeiro, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas.
Conta com apoio e participação do Instituto Bromélia, Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura de Itabira por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Socioambiental Gigante Verde.
Confira a programação: