Deputada Andréia de Jesus (PT) participa, neste sábado (25), na Unifei-Itabira, do Troca de Saberes, pelo festival Fala Quilombo
Foto: Matheus Soares
A parlamentar luta pela titulação de territórios quilombolas em todo o estado
A deputada estadual Andréia de Jesus (PT), estará presente em Itabira, neste sábado (25), para participar da mesa de discussão sobre as estratégias de organização para a titulação das terras quilombolas, pelo festival Fala Quilombo.
O evento acontece no campus da Unifei, no Distrito Industrial Maria Casemira Andrade Lage. A parlamentar participa da Mesa Política: “Luta por Titulação de Territórios Tradicionais”, devendo permanecer na cidade acompanhando a programação do festival, que tem como tema “Renda e educação para uma verdadeira abolição”.
“O encontro é uma grande oportunidade de discutimos as pautas de enfrentamento ao racismo, construindo e propondo políticas e ações para a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas”, diz a deputada, que participou das duas primeiras edições do festival.
Para ela, o evento possibilita a troca de experiências para as comunidades tradicionais e a cidade de Itabira. “É um momento de valorização das manifestações afromineiras”, salienta.
Saiba mais
Andréia de Jesus exerce o segundo mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reeleita com mais de 51 mil votos. É presidenta da Comissão de Direitos Humanos e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher ALMG.
A deputada já foi empregada doméstica. É mãe solo, educadora infantil e advogada popular. A parlamentar luta pelo acesso à moradia, pelas políticas públicas para comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, pela melhoria do atendimento à saúde, educação de qualidade e pelo combate à violência contra às mulheres. É feminista e antirracista.
Atividades
Durante o evento vão ocorrer palestras, oficinas e mesas redondas sobre o protagonismo afrobrasileiro, com formações voltadas às áreas de educação e geração de renda para pessoas negras, periféricas, quilombolas e indígenas.
Desde 2021, o Festival Fala Quilombo, realizado em Itabira, vem se configurando como o principal encontro de comunidades quilombolas do estado de Minas Gerais.
O festival é realizado em parceria da Prefeitura Municipal de Itabira, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Educação, Esporte e Lazer e Governo, com participação da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial.
Programação do evento na Unifei
Troca de Saberes
25/05/24 – Unifei – Campus Itabira
07h – Cadastramento dos participantes
08:30 – Apresentação cultural
09:00 – Mesa de abertura e boas vindas
9:30 – Mesa Política: “Luta por Titulação de Territórios Tradicionais”- Participação: deputada estadual Andréia de Jesus (PT)
11:30 – Abertura para o debate
9:30 – 12:00 – Oficinas para crianças e juventude
16:00 – 16:30 – Apresentações culturais
16:30-17:30 – Apresentação de reivindicações e compromissos consensuados em plenária