Comunidade do Engenho recebe duas pontes de concreto e ganha linha regular de transporte coletivo pelo programa Viver Melhor no Campo

Fotos: Ascom/PMI

Manter as estradas municipais em boas condições de tráfego, a maior parte de chão batido sem asfalto ou qualquer outra pavimentação, é fundamental para assegurar aos cidadãos o direito constitucional de ir e vir para as suas necessidades do dia a dia, para o estudante frequentar a escola, para escoar a produção agrícola.

No município de Itabira, que dispõe de um território com 1.253,7 quilômetros quadrados e, por isso, com uma extensa malha de estradas vicinais, a manutenção dessas vias é tarefa que ao longo dos anos desafia as administrações municipais, principalmente no período chuvoso.

Preparação para pavimentação asfáltica na comunidade rural Córrego do Meio, outra reivindicação antiga que a prefeitura agora executa (Foto: Carlos Cruz)

Para minimizar essa dificuldade de locomoção, a Prefeitura de Itabira lançou o programa Viver Melhor no Campo, que entre as muitas melhorias, inclui a pavimentação asfáltica de trechos mais críticos das estradas vicinais, principalmente onde a topografia é mais elevada, nos topos de morros.

Como parte dessas melhorias, a administração municipal vem também substituindo pontes de madeira, assim como mata-burros inadequados e que, historicamente, encontravam-se sem manutenção.

Outras melhorias consistem nas instalações de sistemas de drenagens para escoar a água das chuvas, de modo a seguir o seu curso sem fazer estragos nas estradas e não carrear parte do solo exposto para rio e córregos, assoreando os seus leitos.

Engenho

Moradores da comunidade do Engenho e secretários participam da solenidade de entrega de duas novas pontes de concreto e outras melhorias

É como parte desse esforço que a Prefeitura de Itabira entregou, nesse sábado (25), duas pontes de concreto e ferragem à comunidade do Engenho, tradicional povoado rural que há anos reivindicava essa melhoria.

Uma das pontes fica na entrada da comunidade rural. Dispõe de 9 metros de comprimento, enquanto a segunda, tem uma extensão de 12 metros, ambas com 3,2 metros de largura, que é para permitir a passagem também de veículos de maior porte. As pontes substituíram antigas estruturas estreitas de madeira.

Na solenidade de entrega dessas pontes, o prefeito Marco Antônio Lage anunciou outras novidades para a comunidade do Engenho: a pavimentação asfáltica em mais três trechos nessa mesma localidade, o que vai totalizar 2 quilômetros de morros asfaltados, com terraplenagem, drenagem e sinalização.

E para assegurar o direito de ir e vir, que estava prejudicado pela precariedade da estrada e estreiteza das pontes anteriormente existentes, a comunidade passa a contar com linha regular de transporte coletivo diária, com dois horários todos os dias da semana.

Para os moradores do Engenho, essas são importantes conquistas que há anos eram reivindicadas, sem que fossem atendidas. A comunidade já conta também com academia ao ar livre, e com ganhos para o meio ambiente, com instalação de fossas sépticas e biodigestores nas residências.

Para o produtor rural Alex Marlon, são melhorias que a população tem direito, mas que não estavam sendo asseguradas. “Há muito tempo esperávamos por esses investimentos para melhorar as nossas vidas aqui no Engenho”, agradeceu o morador, na solenidade de entrega das duas pontes.

O compromisso da Prefeitura de Itabira é continuar investindo recursos municipais em mais benfeitorias para a população rural desse extenso território itabirano, como é o caso das melhorias na comunidade do Engenho.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *