Festa da padroeira de Senhora do Carmo vai ter procissão iluminada, shows de Gabriel Sater, Saldanha Rolim e arrasta-pé com Perecolândia

 

,0No destaque, igreja matriz de Senhora do Carmo

Foto: Carlos Cruz

Depois do sucesso que foi o 1º Festival da Cultura Tropeira, no distrito de Ipoema, com a boa música caipira de Pereira da Viola, na abertura, e Renato Teixeira, no encerramento da programação, chega a vez do distrito Senhora do Carmo promover, com apoio da Prefeitura de Itabira, a festa da padroeira com show do cantor Gabriel Sater, também sucesso nos embalos da novela Pantanal, da Vênus Platinada.

Festa da padroeira de Senhora do Carmo vai ter show com Gabriel Sater, cantor, compositor e violeiro (Foto: Divulgação)

O show de Sater, ele também violeiro como o pai, Almir Sater, acontece no próximo sábado (16), a partir de 20h, e promete ser o evento mais concorrido na agenda cultural da tradicional festa da Padroeira Nossa Senhora do Carmo, com início no dia 7 (quinta-feira) e encerramento em 17 de junho (domingo).

Saldanha Rolim promete animar a festa da padroeira com muito forró (Foto: Divulgação)

Mas antes do encerramento haverá uma intensa programção, com forró arretado com o cantor e compositor cearense Saldanha Rolim, na sexta-feira (15), que será precedido no mesmo dia com a animada festa julina com a já tradicional Perecolândia, um grupo de dança sanjoanense, que neste ano completa 20 anos como associação cultural, esportiva e social, um coletivo bastante animado de moradores do bairro João XXIII.

A festa religiosa atrairá romeiros do distrio e de outras cidades para participar das novenas, missas, procissão luminosa, leilão de gado. No bucólico e paradisíaco povoado Serra dos Alves, a Prefeitura com a comunidade e turistas irão reabrir a restaurada capela de São José, construída em 1866, dando origem ao povoado.

Sabia mais aqui sobre esse patrimônio histórico no artigo de Solange Alvarenga:

Cantinho no Mato Dentro para voltar mais de mil vezes e guardar na lembrança (e nas fotos) a natureza com o bom povo do lugar

Programação

Perecolândia é garantia de muito folguedos com danças sanjoanenses (Foto: Divulgação)

A festa da padroeira começa no dia 9, às 10h30, com os fiéis se reunindo no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da comunidade, quando seguem para Serra dos Alves para a reabertura da capela, sob as bençãos do padre Adriano Mendes de Pinho. Na ocasião, haverá apresentação cultural da Guarda de Marujos e almoço comunitário.

No domingo, dia 10, será realizado, no adro da igreja Matriz de Senhora do Carmo, o tradicional leilão de gado, com direito a mais forró no fim da tarde com show de Adão Sanfoneiro.

E no Centro de Tradições, na segunda-feira (11), serão ministradas oficinas diversas gratuitas no Centro de Tradições. Na sexta-feira (15), haverá muita animação com a quadrilha da Perecolândia e show de Saldanha Rolim.

No sábado (16), o tão aguardado show com Gabriel Sater, no campo de futebol do distrito. Mas antes haverá a tradicional procissão luminosa em homenagem à padroeira pelas ruas do distrito.

A festa religiosa e cultural se encerra no domingo (17), com missas às 7h, 9h, 11h, 13h e 15h – e com atrações infantis no Centro de Tradições de Senhora do Carmo, além de apresentações artísticas, encerrando-se as atividades às 17h com show de Sérgio e Delson.

Serviço

Confira a programação completa da festa de Senhora do Carmo

07 a 15 de julho: Novena e celebração Eucarística

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Horário: 19h

09 de julho (sábado): Reabertura da Igreja de Serra dos Alves

Local: Serra dos Alves

Horário: 10h30

*Procissão do CAT até a Igreja de Serra dos Alves, Benção com Padre Adriano, cerimônia de entrega da reforma, apresentação cultural da Guarda de Marujos de Nossa Senhora do Rosário e almoço comunitário

10 de julho (domingo): Celebração Eucarística

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Horário: 11h

10 de julho (domingo): Leilão de gado

Local: Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Horário: 13h

10 de julho (domingo): Show com Adão Sanfoneiro

Local: Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Horário: 16h

11 a 14 de julho (2ª a 5ª): Oficinas gratuitas

Local: Centro de Tradições do Carmo

Horário: 8h às 12h

15 de julho (6ª feira): Shows

Local: Centro de Tradições do Carmo

20h30 – Quadrilha Perecolândia

21h – Show Saldanha Rolim

22h30 – César e Sampaio

 16 de julho: DJ Lú Mendes

Local: Centro de tradições

Horário: 11h às 15h

16 de julho (sábado): Procissão luminosa

Local: saída da imagem de Nossa Senhora do Carmo na entrada do distrito até a Matriz

Horário: 18h

Atração: Banda Euterpe Itabirana

 16 de julho (sábado): Celebração Eucarística

Local: Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Horário: 19h

16 de julho (sábado): Shows

20h – DJ Lú Mendes

22h – Show com Gabriel Sater e Banda

17 de julho (domingo): Celebração Eucarística

Local: Matriz de Nossa Senhora do Carmo

Horários: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h

17 de julho (domingo): Atrações infantis

Local: Centro de Tradições do Carmo

10h às 15h – Espaço kids – Oficinas, brincadeiras, pinturas de rosto, contação de história com a Família Montanha.

17h – Show de Sérgio e Delson

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *