Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro é celebrada por 69% dos brasileiros, revela pesquisa

Foto: Divulgação

A mesma pesquisa inédita mostra que a maioria da população brasileira acredita que investir em cultura traz benefícios sociais e educacionais. O cinema foi a atividade cultural mais frequentada pelos brasileiros em 2024

Mesmo após períodos de obscurantismo e da negação do fazer cultural como algo supérfluo por parte daqueles que, ao ouvir falar de cultura, sacam logo o revólver, a arte, em todas as suas manifestações, continua a ser vista como essencial para o desenvolvimento social, revela uma pesquisa da Hibou, instituto especializado em monitoramento e insights de consumo.

Segundo a pesquisa, 60% dos brasileiros acreditam que o incentivo à cultura gera retornos educacionais, sociais e econômicos. O cinema foi a atividade cultural preferida dos brasileiros em 2024.

A vitória da atriz Fernanda Torres no Globo de Ouro como melhor atriz de drama por Ainda Estou Aqui gerou emoções positivas para 69% da população. Apenas 27% dos brasileiros ficaram indiferentes à conquista.

A Lei Rouanet também foi abordada na pesquisa, considerando as polêmicas relacionadas a ela e à discussão sobre o filme, especialmente devido ao desconhecimento: 38% são a favor, enquanto 37% são contra.

Quando perguntados, dos que negam a importância da lei, 88% não sabem como a lei de incentivo à cultura funciona.

Sobre o filme Ainda Estou Aqui, produzido com verba da iniciativa privada, 21% dos entrevistados sabem que não foi usada a Lei Rouanet para a sua produção, enquanto 18% acreditam que foi usada e 61% não sabem.

Apesar de o cinema ser o campeão das atividades culturais (61%), seguido de shows (47%), os hábitos culturais ainda são limitados por questões financeiras: 27% gastaram menos de R$50 por mês com cultura, e apenas 34% superaram os R$200.

Por isso, o streaming, a TV a cabo e a TV aberta são os canais campeões de onde os brasileiros assistem a filmes e séries: 54% streaming, 41% TV a cabo e 22% TV aberta.

“Cultura não é apenas entretenimento. É educação, conexão e transformação social. Precisamos desmitificar as políticas culturais para ampliarmos o acesso, entender como a produção audiovisual funciona e a importância da cultura até mesmo para a economia,” destaca Lígia Mello, CSO da Hibou

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 18 anos. Trabalha com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor.

A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência.

A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *