Vetão ressalta a importância da independência do Legislativo itabirano mesmo prometendo apoio incondicional ao prefeito Marco Antônio
Eleito por unanimidade presidente da Câmara Municipal de Itabira para o biênio 2021-22, o vereador Weverton “Vetão” Leandro Andrade (PSB), ex-líder da minguada oposição na legislatura passada, prometeu apoio incondicional ao prefeito Marco Antônio Lage (PSB).
Mas disse também que, à frente da presidência da Câmara, não deixará “que a nossa missão fiscalizadora se confunda com omissão” diante dos atos do executivo itabirano.
“Vamos construir a melhor Câmara que já passou no legislativo itabirano”, disse ele, prometendo olhar para frente. “Olhar para trás somente quando for necessário para não errar mais.”
Alinhado com o discurso do prefeito, disse ser urgente trabalhar pela diversificação do município. “A exaustão mineral nos ronda, a nossa tão falada diversificação econômica se faz mais que necessária. É preciso unir pela sobrevivência de nosso município”, convocou.
“A Câmara será parceria de todos os poderes e instituições”, acenou, depois de agradecer aos vereadores pela confiança, pelo voto de apoio e possibilidades de construir uma nova Casa Legislativa.
“Os olhos sedentos de esperança e confiante com um novo marco na política para a nossa cidade estão centrados aqui. A palavra do momento é gratidão ao povo itabirano para continuar dando voz e vez aos que precisam e que estão sedentos por mudanças”, discursou o novo presidente da Câmara.
“Somos privilegiados por ocupar uma cadeira na Câmara. Os itabiranos que nos elegeram enfrentaram as dificuldades diárias, descrença na política, a ameaça da Covid e depositaram nas urnas o último sopro de esperança”, disse ele, ao agradecer o apoio de cada vereador e vereadora à sua candidatura, inclusive dos que apoiaram a frustrada tentativa de reeleição de Ronaldo Magalhães (PTB).
“Vocês abdicaram de vaidades, posicionamento político e (sofreram) desgastes para acertadamente optarem por um novo modelo de gestão de nosso legislativo”, salientou, assegurando aos edis itabiranos que eles terão no comando da Câmara Municipal alguém que, embora jovem (ele tem 28 anos), “já vivenciou o necessário para se tornar um grande líder”, projetou, sem modéstia.
Credibilidade
“Vamos, juntos, trazer a credibilidade novamente para o legislativo itabirano, muito arranhado com os últimos acontecimentos”, prometeu, referindo-se, sem citar nominalmente, à cassação dos mandatos dos ex-vereadores Weverton “Nenzinho” Limões Freitas (PMN) e Agnaldo “Enfermeiro” Viana Gomes (PRTB).
Eles foram acusados e estão sendo processados pela nefasta e generalizada prática da rachadinha, que consiste na apropriação criminosa de parte dos salários de servidores por eles nomeados em cargos de confiança.
Os dois vereadores foram denunciados criminalmente com base no artigo 228 do Código Penal. O vereador Nenzinho é acusado também por formação de quadrilha (artigo 228 do CP), juntamente com o ex-diretor da Câmara, o pastor Ailton Moraes, e com a sua mulher Marilane Cristina Costa Silva. Todos respondem a processos em liberdade, em prisão domiciliar.
“Vamos aproximar o povo da Casa, de nossas decisões e ações. Vamos devolver à Câmara ao povo itabirano”, reafirmou o presidente, que fez questão de registrar, em seu discurso de posse, as perseguições que teria sofrido pela firme oposição ao último governo.
“Enfrentei bravamente o sistema”, enfatizou, deixando mais uma vez a modéstia de lado. “Bati de frente contra o sistema e toda ação gera uma reação. E a reação de quem está no sistema é a mais perversa possível”, acentuou, lembrando-se de outra prática nefasta que se espera não seja repetida pelo novo governo municipal.
Desafios
Vetão disse ter consciência dos enormes desafios que terá pela frente. “Será maior que a liderança comunitária que exerci aos 18 anos, quando assumi (a presidência da Associação) do (bairro) Colina da Praia. Será muito maior que os desafios enfrentados no Conselho Tutelar, quando fui eleito aos 21 anos. E será maior que o meu primeiro mandato como vereador.”
Mas ele disse que irá atuar com “a mesma garra, força de vontade – e acima de tudo – com o mesmo sentimento que estou aqui para servir ao povo e não aos conchavos políticos”.
“O novo marco começou”, anunciou, ainda refletindo o clima da última campanha eleitoral. “Não tenho dúvidas que cada vereador tem a mesma convicção: vamos fazer a diferença juntos. Faremos o melhor mandato que o nosso legislativo já teve e aqui peço perdão aos outros vereadores (que não foram reeleitos). Não é desmerecimento. É foco.”
A conferir.
Boa tarde! É contraditório o presidente do legislativo falar de independência da casa e prometer apoio incondicional ao executivo. Não tem como praticar as duas coisas!