TV do pastor André Valadão recebeu R$ 217 mil do governo em ano eleitoral

Reprodução: Twitter

Ao todo, governo Bolsonaro já pagou R$ 756 mil para a Rede Super, que transmite programação evangélica

Por Mariama Correia, Bruno Fonseca

Agência Pública – A emissora de televisão Rede Super (Canal 23 LTDA), que pertence à Igreja Batista da Lagoinha, em Minas Gerais, e tem o pastor André Valadão como sócio, recebeu R$ 756 mil por campanhas de comunicação pagas durante o governo Bolsonaro.

Levantamento da Agência Pública com dados do Ministério das Comunicações mostra que, neste ano eleitoral, foram investidos R$ 217 mil de dinheiro público no canal, que transmite programação voltada ao público cristão.

Aliado próximo de Bolsonaro, o pastor e cantor gospel André Valadão tem sido relacionado à distribuição de notícias falsas nestas eleições. No dia 19 de outubro, ele mentiu ao afirmar, em vídeo postado no Instagram, que tinha sido obrigado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a gravar uma retratação por divulgação de fake news contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Depois que o vídeo com afirmações dúbias viralizou, Valadão admitiu que não tinha recebido intimação do TSE, pois o pedido de retratação feito pela campanha de Lula ainda não foi julgado.

Os gastos do governo com a TV de Valadão neste ano eleitoral foram impulsionados por uma campanha de publicidade positiva da gestão de Bolsonaro. Chamada de Governo Fraterno, Trabalhador e Honesto, a ação foi a mais cara paga pelo Ministério das Comunicações em 2022.

Elas renderam R$ 147 mil à Rede Super pela veiculação dessas campanhas. Reportagem da Pública mostrou que essas campanhas foram desenvolvidas para “reafirmar o compromisso do Governo Federal na promoção de um País mais desenvolvido, inclusivo e com oportunidades para todos, evidenciando as principais entregas do Executivo Federal”.

Em 2021, o Governo pagou R$ 24 mil para a TV divulgar uma campanha de cuidado precoce contra a Covid-19. Na época, as próprias redes do governo tratavam ao mesmo tempo de atendimento e tratamento precoce. Uma postagem do Ministério da Saúde daquele ano, que pediu que o tratamento precoce fosse solicitado por quem tivesse sintomas da Covid-19, foi marcada no Twitter com conteúdo enganoso.

Antes do início oficial da campanha, em junho deste ano, o pastor André Valadão recebeu o presidente na Lagoinha Church, em sua igreja em Orlando, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele fez uma oração por Bolsonaro, que subiu ao púlpito e discursou contra a legalização do aborto e das drogas, em defesa da família, da propriedade privada, da liberdade de armamento e contra a ideologia de gênero. O presidente estava em território norte-americano para participar da Cúpula das Américas.

O pastor Valadão também realizou, na sua igreja, em 2020, a consagração do filho do ministro das Comunicações, Fábio Faria, responsável pela liberação das verbas de propaganda. O ministro estava acompanhado da sua esposa, Patrícia Abravanel e do pai dela, Silvio Santos, dono do SBT.

No Instagram, Valadão escreveu: “Esta família é muito especial pra mim e pra @cassi_valadao [esposa de André Valadão]. São muitos anos que convivemos juntos e sempre cremos em milagres após milagres após milagres.”

Este ano, o pastor André Valadão recebeu novamente o ministro das Comunicações em sua igreja, junto com o blogueiro bolsonarista foragido nos EUA desde 2021, Allan dos Santos, durante evento conservador. O deputado federal mais votado do país este ano e influencer bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) também participou do encontro.

Rede Super

A Rede Super foi comprada pela Igreja Batista da Lagoinha nos anos 2000. Com sede em Belo Horizonte (MG), a emissora foi fundada em 1997 como Rede de Televisão Comunitária por dois jornalistas. Segundo dados da Receita Federal, o canal de televisão também tem como sócio o pai de André Valadão, Márcio Valadão, também pastor evangélico e fundador da Igreja Batista da Lagoinha.

Transmitida via satélite para todo o território nacional, a programação é voltada ao público evangélico. Há programas como o “Profetizando a Vida”, com pregações de Márcio Valadão, que está no ar há mais de 20 anos, e “Alinhando os Ponteiros”, ancorado pela irmã do pastor Márcio, Angela Valadão, que também é de pregações.

A grade ainda inclui o programa “Sempre Feliz”, que entrevistou a primeira-dama Michelle Bolsonaro em novembro de 2018, ainda antes da posse de Jair Bolsonaro.

Procuradas, a Rede Super e o Ministério das Comunicações não responderam até a publicação, mas o espaço segue aberto para manifestações.

Reportagem originalmente publicada na Agência Pública

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1 Comentário

  1. CRIME ORGANIZADO EM SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS (Radiodifusão = TV Aberta = Record, Rede TV, SBT, Bandeirantes, Globo e um exercito de “religiosos”)

    QUAL É A DENÚNCIA?

    “A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (mc, anatel, coapi, coden) juntamente os CONCESSIONÁRIOS (Record, Rede TV, SBT, Bandeirantes, Globo e um exército de “religiosos”) estão utilizando-se de PROCEDIMENTOS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO sem qualquer LEI EXPRESSA AUTORIZANDO (CF/88 art. 5 inc. II, art. 37, 175, 220) ou ATENTANDO À LEI EXISTENTE (Ex.: https://intervozes.org.br/wp-content/uploads/2015/06/guia_violacoes_volumei_web.pdf = VIOLAÇÃO 6 – Datena vs Ateus = 6 Leis e 3 Acordos Internacionais (Direitos Humanos) atentados = CRIMINOSOS ENCONTRAM-SE IMPUNES E INTOCÁVEIS).”

    Em 2015 fiz a DENÚNCIA MPF Nº 1.22.000.000861/2017-21 (ofício nº5680/2018/PRMG/FAM PRMG-00044836/2018) referente ao “EXCESSO DE PUBLICIDADE NA RADIODIFUSÃO” onde defendo que “LUGAR DE PUBLICIDADE É NO INTERVALO COMERCIAL” e não dentro dos CONTEÚDOS EDITORIAIS via o tal “merchan, inserts, piscadas jequiti, etc.”. O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES recomendou que eu REENVIASSE a “reclamação” (DENÚNCIA MPF Nº 1.22.000.000861/2017-21 (ofício nº5680/2018/PRMG/FAM PRMG-00044836/2018)) aos desconhecidos COAPI e CODEM.

    Depois, ainda em 2015, enviei ao CANAL DE TV ABERTA REDE SUPER, trecho da DENÚNCIA onde os cito da seguinte forma:

    “…
    Aqui em Santa Luzia – Minas Gerais, o canal “Rede Super” que é uma concessão de dois canais ao mesmo grupo religioso, o 21 e 32 transmitindo a mesma programação.
    Assistindo ao infantil “Tio Uli” por volta das 09:00, que conta com a presença de crianças no cenário, é apresentado dentro do programa uma intensa publicidade dos brinquedos da “RiHappy”, ao ponto de participar no cenário do programa infantil o mascote “Solsinho” da empresa fabricante de brinquedos e aparentemente o principal patrocinador do programa como é dito várias vezes pelo próprio “Tio Uli” que repete “RiHappy” umas 5 vezes por minuto, enquanto as crianças desenham livremente sobre qualquer tema escolhidos por cada uma delas.
    Pode parecer estúpido à primeira vista para a maioria dos cidadãos comuns este fato que muito me incomoda, “A PUBLICIDADE DISFARÇADA DE, OU NOS CONTEÚDOS” como neste caso onde todas as crianças, apesar do tema livre, acabam por desenhar um Sol.
    Será que por causa da presença no programa e não no intervalo comercial do mascote do patrocinador e anunciante que remete ao Sol? É algo que me faz perceber claramente que algo está muito errado com as concessões públicas de RADIODIFUSÃO, um instrumento público, que deveria estar educando, levando cultura e informando a milhões de cidadãos, que no entanto está sendo usada para “educar” futuros consumidores sem nenhuma educação e informação.
    Os cidadãos tem o DIREITO de saber que estão assistindo a uma PUBLICIDADE.
    Os cidadãos tem o direito de poder escolher assistir ou não a publicidade, por isso defendo a PUBLICIDADE APENAS NOS INTERVALOS COMERCIAIS PREVIAMENTE AVISADOS como manda o CDC art. 6 e 36, como já faz o “Plim-Plim” da Globo, sendo de conhecimento público e notório.

    …”

    Sobre a DENÚNCIA MPF Nº 1.22.000.000861/2017-21 (ofício nº5680/2018/PRMG/FAM PRMG-00044836/2018)? Consegui fazer chegar à CAMARA DOS DEPUTADOS. Entretanto, apenas 2 DEPUTADOS (sepro nº 4553: Dep. Rodrigo Maia e Dep. Goulart = 0,39% dos 513 Deputados) arquivaram alegando: “O preciosíssimo tempo dos deputados”; “Gasto com papel”; “A LEI, não é exatamente, A LEI”; “tempo de jornalismo, infantil, etc.” (OBS.: Faustão por exemplo, é Programação Infantil de acordo com a ->Auto-Classificação<- Indicativa no MJ).

    Sobre a resposta do CANAL DE TV ABERTA REDE SUPER? Nunca responderam…, ATÉ HOJE (2022/10/24) NÃO EXISTE SAC NAS CONCESSÕES DE RADIODIFUSÃO (CF/88 art. 220 §3º inc. II).

    Sobre a PUBLICIDADE DENTRO DOS CONTEÚDOS EDITORIAIS? em 04/11/2020 (+mais de 10 anos inutilmente denunciando e recebendo ameaças de morte), CGU | MCTIC 01217.004541/2020-96 solta a “NUKE” de R$1,3 TRILHÕES AFIRMANDO QUE: “… a veiculação de peças publicitárias durante a programação (ou seja, fora dos intervalos comerciais) denomina-se publicidade indireta ou merchandising. Ela não está regulamentada no Brasil, por isso não existe uma regra que a limite ou impeça a sua exibição … acionar conar ou procon …” (OBS.: uma Portaria autorizou as CONCESSIONÁRIAS a utilizarem o GINGA-D (DTV-PLAY) o ícone (I) no canto superior direito da transmissão, de forma comercial…, às vezes vira um carrinho de compras; Agora usam de QR-CODE COMERCIAL dentro dos Conteúdos editoriais da Radiodifusão).

    DanAQ_20221024

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