Sede da Fábrica Social é inaugurada em Itabira
Foto: Divulgação/ Ascom/PMI
Instituto ITI mira no exemplo histórico de Maria Casemira e inaugura sede de Fábrica Social em Itabira para gerar emprego e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Em solenidade na quarta-feira (12), o Instituto Igualdade, Transformação e Inovação Social (ITI), em parceria com a Prefeitura de Itabira, inaugurou a sede da Fábrica Social – Centro Produtivo de Capacitação Profissional/Coworking Público de Confecção, instalada na rua Irmãos de Caux.
O empreendimento é voltado para a inclusão econômica, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. O polo de confecção, além de capacitação de mão de obra em costura, contribuirá para a geração de emprego e renda.
A expectativa com a Fábrica Social é de gerar 50 empregos diretos. As costureiras são capacitadas pelo próprio instituto ITI – e agora elas têm a oportunidade de obterem um emprego formal, gerando renda e dignidade.
O estilista Ronaldo Silvestre, fundador do Instituto ITI, conta que o projeto teve início há cerca de 10 anos. Hoje com o apoio da iniciativa privada e do governo municipal, foi ampliado para alcançar mais pessoas.
Para isso, em 2022 foi assinado o termo de fomento que garantiu repasse de recurso financeiro pela Prefeitura para compra de equipamentos, contratação das instrutoras, além de insumos.
“Vamos agora dar início à produção de uniformes escolares para a rede municipal”, adianta o estilista, que recebeu, no mês passado, prêmio nacional de destaque pela iniciativa.
O prêmio foi concedido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Leia mais aqui: