Saae notifica empresa Alphaville Textil por poluição no córrego Candidópolis e no rio de Peixe
Contaminação atingiu também o rio de Peixe, abaixo da ETE Laboreaux
Foto: Carlos Cruz
Nota oficial
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira notificou nessa quinta-feira (25) a empresa Alphaville Textil Ltda, com sede no Distrito Industrial, por lançamento de esgoto fora dos parâmetros permitidos pela legislação ambiental (COPAM nº08/2022 e ABNT 9800/1987).
A empresa é responsável pelo lançamento de efluente que tornou avermelhada a cor do Córrego Candidópolis, afluente do rio de Peixe, que também sofreu com a poluição. Não houve impacto no abastecimento de água para a população.
A autarquia suspendeu o recebimento dos efluentes industriais oriundos da empresa notificada, até que sejam apresentadas soluções para adequar o tratamento aos parâmetros de lançamento permitidos pela legislação ambiental vigente.
Análises de amostras de água colhidas no córrego apontaram que não se tratava de efluente sanitário, mas sim de surfactantes aniônicos. Este material é considerado um dos principais constituintes dos detergentes sintéticos, tendo diversas utilizações industriais e domésticas.
Essa é a segunda vez no ano que a Alphaville Textil Ltda é notificada pelo Saae pelo mesmo motivo, a primeira foi em fevereiro.
A autarquia permanece acompanhando o caso junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, demais órgãos ambientais e à polícia.
Abastecimento inalterado
De imediato quando identificado a alteração na coloração do córrego Candidópolis e no rio de Peixe, técnicos do Saae afastaram qualquer impacto na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza e no abastecimento de água para os itabiranos, fato comprovado também pela Polícia Militar de Meio Ambiente.