Resistência carnavalesca: bloco Altamente agita pré-carnaval de Itabira no Largo do Batistinha neste domingo (23)
Fotos: Divulgação
Com o tema Resistência Carnavalesca, o bloco Altamente, o primeiro percussivo a se organizar em Itabira, desfila com toda animação e ritmo no pré-carnaval Haja Amor, neste domingo (23), com concentração e inúmeras atividades artísticas no Largo do Batistinha, a partir das 14h.
Animado pela bateria e com o reforço da banda Altamente e convidados, o bloco sai em cortejo às 17h pelo centro histórico de Itabira. No palco, o bloco recebe os artistas itabiranos Fernando Cotonete, Rubiane Sampaio, Yago Rios e a convidada especial Nadja Lirio, compositora do hino do Bloco Altamente.
Criado em 2018, liderado pelo percussionista Juninho “Ibituruna”, a partir das oficinas de percussão do coletivo homônimo, o bloco estreou nas ruas de Itabira em 2019, consolidando-se como um dos mais representativos da cultura carnavalesca de rua na cidade, abrindo caminho para novos blocos pré-carnavalescos.
Este ano, o bloco completa seu quinto desfile, sempre com a proposta de resgatar e fortalecer as tradições percussivas de Minas Gerais e do Nordeste.

Preparação intensa
Para o cortejo e demais atividades deste ano, a preparação foi intensa, totalizando 20 ensaios desde setembro, realizados em praças da cidade e com a participação de foliões de todas as idades.
Hoje, o Bloco Altamente conta com 120 ritmistas, que são responsáveis por animar e colorir as ruas a cada desfile. Além disso, neste ano, o bloco estreia a Ala de Dança, que promete trazer ainda mais energia para o cortejo.
O maestro Bruno Messias, que rege o bloco, é uma referência no cenário carnavalesco de Belo Horizonte, liderando diversos blocos na capital mineira.
Ele é responsável por coordenar os ritmos que dão vida ao Altamente, unindo sua experiência e paixão pela música para garantir um desfile vibrante e contagiante.

Expectativa para o desfile
O diretor do Bloco Altamente, Yago Rios, diz que a expectativa para o desfile deste ano é grande: “Estamos muito animados”, adianta, lembrando que o tema Resistência Carnavalesca representa não apenas a força do bloco, mas de todos que defendem o Carnaval de rua como expressão cultural.
“A participação da comunidade tem sido fundamental para o crescimento do Altamente, e este ano, com a Ala de Dança e os ensaios abertos, vamos mostrar a nossa união e resistência nas ruas de Itabira”, promete.
A realização do evento é do Coletivo Altamente, com apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e patrocínio diversos.
Desde 2015, o coletivo já promoveu mais de 80 shows e continua a fortalecer a cena musical de Itabira. Para acompanhar as novidades e ensaios, siga @coletivoaltamente. “Venha fazer parte dessa grande festa no pré-carnaval de Itabira”, convida.
Serviço
Programação
Local: Largo do Batistinha
Horário: A partir das 14h
14h30 – Pintura facial infantil
15h00 – Oficina de malabares
15h30 – Apresentação circense
16h00 – Aquecimento Tambor Mineiro
16h30 – Aquecimento Bloco Completo
17h00 – Saída do Cortejo
17h30 – Show Banda Altamente + convidados
Saiba mais sobre o bloco Altamente e o carnaval de Itabira nos links abaixo:
Assim como em BH, blocos animam o pré-carnaval itabirano que ganha novos atores e cresce em animação
Itabira teve um fim de semana altamente demais
Madalena arrasta multidão na prévia carnavalesca que já é tradição em Itabira
No carnaval de Zé Bandarra, o ziriguidum era no centro histórico de Itabira
Mestre Tobias é o homenageado, neste ano, pelo bloco Madalena não Gosta de Poema
Tobias é samba nos pés na pracinha do Pará com a Amapará Folia
Tobias, o menestrel* do samba de Itabira do Mato Dentro