Prefeitura de Itabira amplia vacinação antirrábica a partir de sábado (15)
Fotos: Divulgação/ Ascom/PMI
Dias D acontecem em 15 e 29 de agosto, das 8h às 16h, em UBSs e pontos estratégicos para imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade
A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste mês de agosto dois Dias D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal.
As mobilizações serão realizadas nos dias 15 e 29, ambos os sábados, das 8h às 16h, em unidades básicas de saúde e pontos estratégicos distribuídos por diferentes regiões da cidade..
Orientações
Para receber a vacina, o animal deve estar saudável e ter pelo menos três meses de idade. O tutor deve apresentar o cartão de vacinação, caso possua.
Os cães devem ser conduzidos com coleira e guia, e os de grande porte ou com comportamento agressivo precisam utilizar focinheira.
Já os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas, garantindo segurança tanto para os animais quanto para as equipes de vacinação.
Animais doentes, com menos de três meses ou em tratamento com antibióticos ou anti-inflamatórios não devem ser vacinados.
Cães com leishmaniose controlada e em boas condições de saúde podem e devem receber a imunização.
Prevenção que salva vidas
A vacinação antirrábica é uma das medidas mais eficazes para proteger contra a raiva, uma doença grave e quase sempre fatal que pode acometer tanto animais quanto seres humanos.
Quando um cão ou gato não é imunizado e contrai o vírus, ele pode transmitir a doença por meio de mordidas ou arranhões, colocando em risco não apenas outros animais, mas também seus próprios tutores e toda a comunidade.
A raiva é considerada uma zoonose de alta letalidade: uma vez manifestados os sintomas, não há cura. Por isso, a prevenção é a única forma de garantir segurança. A imunização regular de cães e gatos interrompe a cadeia de transmissão e evita que o vírus circule no ambiente.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de os tutores aproveitarem os Dias D para manter a vacinação em dia.
“Vacinar é um ato de responsabilidade e cuidado que protege o pet, a família e toda a comunidade”, destaca a pasta.
Mais do que um gesto de amor, a vacinação salva vidas, dos animais e, eventualmente, dos próprios tutores, já que um animal contaminado pode transmitir a doença para o ser humano.
Daí que manter cães e gatos vacinados contra a raiva é garantir saúde, segurança e tranquilidade para todos.

Serviço
Dia D – 15 de agosto (sábado)
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
* UBS Gabiroba de Baixo
* UBS Barreiro
* UBS Santa Ruth/Santa Marta
* UBS Bethânia
* UBS Eldorado
* UBS Praia I
* UBS Nossa Senhora das Oliveiras
* UBS Vila Santa Rosa
* UBS Clóvis Alvim
* UBS Fênix
Pontos de apoio
* Venda do Ouro – Pedreira
* Associação do Bairro Amazonas
* Itaurb – Panorama
* Praça Acrísio Alvarenga
Dia D – 29 de agosto (sábado)
Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
* UBS Campestre
* UBS Gabiroba de Cima
* UBS Água Fresca/Juca Batista
* UBS Machado/João XXIII
* UBS Amazonas/Areão
* UBS Praia II
* UBS Pará
* UBS Nova Vista
* UBS Major Lage
* UBS Pedreira
* UBS Bela Vista
Pontos de apoio
* Point Cento e Cinco – rua Campolina, bairro Ribeira de Baixo
* Igreja Divino Espírito Santo – rua Limeira, 11, Ribeira de Cima
* Escola Matilde Menezes – rua dos Ingleses, Conceição
* Quadra do Alto Barbacena – Pedreira









