Vila de Utopia
    Facebook Twitter Instagram
    Vila de Utopia
    • Home
    • Últimas Notícias
    • Política
    • Economia
    • Educação
    • Drummond
    • Meio Ambiente
    • Cidade
    • Contato
    • Mais Notícias
      • Cultura
      • Charge
      • Editorial
      • Esportes
      • Expediente
      • Fatos diversos
      • Gilete-press
      • Informe
      • Memória
      • Mundo
      • Saúde
    Vila de Utopia

    Parabéns, Itabira, pelos seus 316 anos de história

    viladeutopiaBy viladeutopia9 de outubro de 20212 Comentários
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn

    Maura Silveira Gonçalves de Britto*

    Em 1705, segundo o cônego Trindade, data a construção de uma Capela em devoção à Nossa Senhora do Rosário, onde se estabeleceu a povoação.

    Saint-Hilaire faz referência ao ano de 1720, como marco de fundação do povoado.

    A criação da Vila de Itabira do Mato Dentro data de 1833,  desmembrando-se esta da jurisdição de Caeté, e passando a ter Câmara Municipal, com todas as  suas atribuições.

    As Câmaras, nos séculos XVIII e XIX, tinham funções que incluem o que é hoje os poderes Legislativo e Executivo (e algumas do Judiciário de 1° instância, na figura do Juiz de Paz).

    O que significa que, ao tornar-se Vila, um povoado possui autonomia administrativa para gerir os interesses da sede do Termo e seus distritos.

    1848 configura a elevação da Vila à categoria de Cidade, um título honorífico atribuído às Vilas que exerciam um papel importante na região. Mas, não modifica a estrutura administrativa que já havia sido definida na criação da Vila.

    Para além de saber quantos anos Itabira tem, essa discussão é importante para que não se resuma a história da povoação às datas de instalação de sua estrutura administrativa.

    Itabira existe desde as primeiras décadas do século XVIII, embora haja uma tendência (inocente?) a se confundir a história da “Cidade do ferro” com a da mineradora.

    *Maura Silveira Gonçalves de Britto é doutoranda e mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Técnica em Conservação e Restauração de Bens Móveis pela Fundação de Arte de Ouro Preto.

    No destaque, Itabira no início da mineração em larga escala, com a serra do Esmeril ainda intacta (Foto: Miguel Bréscia)

    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn

    Notícias relacionadas

    Poeira itabirana de todos os dias

    14 de agosto de 2022

    O mundo pode alcançar um sistema de energia 100% renovável antes de 2050

    14 de agosto de 2022

    No domingo tem Chuva de Sorrisos no Centro Cultural, peça infantil franqueada também aos adultos

    13 de agosto de 2022

    2 Comentários

    1. Mauro Andrade Moura on 9 de outubro de 2021 18:27

      Conforme apresentado há dois dias em outra crônica no Vila de Utopia, o aniversário de Itabira deveria ser comemorado no dia 7 e não no dia 9 de Outubro.
      Está lá a carta assinada pelos edis de 1833 comprovando isto.
      Portanto, Itabira é dois dias e quinze anos mais velhas do que se noticia por aí.

      Reply
    2. Maura on 9 de outubro de 2021 21:03

      Na verdade, Itabira é mais antiga do que a data de criação da Vila. Tenha sido o documento assinado no 7 ou no dia 9 de outubro…

      Reply

    Deixe um comentário Cancel Reply

    © 2022 Todos os direitos reservados

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.