O plano de B de Bolsonaro, segundo analistas políticos
Rafael Jasovich*
O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem falado menos no “cercadinho” com seus cativos apoiadores. Procura cada vez mais dar entrevistas a rádios e programas bolsonaristas pelo país como uma forma de fazer um tour eleitoral pelo país.
Voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal, mentindo como faz rotineiramente.
Recentemente foi divulgada uma pesquisa da Genial Investimentos e Quest Consultoria mostrando Lula não só na frente como superando a soma de todos os candidatos. Ou seja, pode vencer no primeiro turno em 2 de outubro.
Bolsonaro perderia as eleições nos cenários de segundo turno colocados na pesquisa: perde de Lula, perde de Moro e perde de Ciro Gomes. Perde todas.
Evidentemente, se esse quadro contra permanecer. Se piorar para ele, há chances de Bolsonaro desistir da disputa eleitoral para a presidência.
Analistas políticos veem Bolsonaro como um Jânio Quadros piorado: ignorante, mentiroso e grosseiro para adjetivar pouco.
O presidente não afasta a hipótese de tentar virar a mesa de alguma maneira em caso de derrota fragorosa.
Jânio também tentou dar um golpe com a renúncia. Mas fracassou: foi largado às moscas quando renunciou à espera de ser conduzido de volta ao poder nos braços do povo.
No caso de renunciar o capitão seria conduzido a prisão e pagaria pelos crimes cometidos. Daí que não vai fazer. Mas pode disputar outro cargo eletivo, se sentir que não tem chance de reeleger, para não perder imunidade.
A conferir.
*Rafael Jasovich é jornalista e advogado, membro da Anistia Internacional.