O Brasil perde Elza Soares, aos 91 anos, no Rio de Janeiro, por causas naturais

Foto: Digulgação

A cantora Elza “Soares” Gomes da Conceição faleceu nesta quinta-feira (20). A sua morte foi confirmada pela sua assessoria de imprensa: “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”.

Considerada uma das maiores cantoras brasileiras, Elza Soares manteve-se na ativa, cantando até o fim de sua vida, como era o seu desejo expresso em versos de música.

“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim.”

Diz ainda o comunicado: “Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação.”

Coincidência

A cantora morreu no mesmo dia que Garrincha, com quem Elza Soares viveu um grande amor marcado por momentos conturbados. O jogador faleceu também no dia  20 de janeiro, em 1983.

O início de sua carreira foi nos anos 50, tendo feito o seu primeiro sucesso com a gravação da música Se acaso você chegasse, em 1959. Ela gravou 34 discos. Cantora versátil e de uma voz singular, ela transitou pelo samba, jazz, hip-hop, funk.

Politicamente e socialmente engajada, seu último disco foi lançado em 2019: Planeta Fome. Trata-se de uma referência a um episódio que ela viveu em programa de calouros comandado por Ary Barroso, no início de sua carreira. Foi quando o apresentador do programa perguntou de que planeta ela vinha. “Venho do planeta fome”, respondeu a cantora.

Em 2015, Elza Soares lançou o álbum A mulher do fim do mundo, que representou um renascimento da cantora para a vida artística. Em verso, ela pediu “Me deixem cantar até o fim.” E foi o que aconteceu com essa cantora singular, que deixa saudades e sucessos que já são eternos.

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *