Nesta semana tem espetáculo? Tem sim senhor, em Santa Maria com as palhaças Tecla e Brisa nas escolas e na Fundação São Francisco de Assis
Fotos: Guto Muniz/ Divulgação
Desde quarta-feira (19), Santa Maria de Itabira foi transformada em um grande picadeiro com a chegada da trupe da Minha Companhia, de Belo Horizonte. As palhaças Tecla (Maria Tereza Costa) e Brisa (Janaina Morse) estão alegrando alunos e a comunidade escolar com o espetáculo poético e divertido “POCKET AVOAR”.
Repleto de brincadeiras e interação, o show seguirá em apresentação até sexta-feira (21), nas escolas públicas da cidade. Além disso, o espetáculo também acontece na área aberta da Fundação São Francisco de Assis (Avenida Israel Pinheiro, 258, Conselho), com acesso gratuito.
No sábado (22), às 16h, a trupe apresenta uma versão ampliada do show, com banda ao vivo composta exclusivamente por mulheres instrumentistas: Débora Costa (percussão), Letícia Damaris (guitarra) e Vanilce Peixoto (violoncelo).
“POCKET AVOAR” e “SHOW AVOAR”: poesia, música e diversão
“POCKET AVOAR” é uma versão compacta do “SHOW AVOAR”, que será apresentado no sábado. Ambos os espetáculos trazem apenas canções autorais com temas como imaginação, sonho e criatividade. O objetivo é construir paisagens sonoras e lúdicas voltadas para o universo infantil.
No palco, as artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa interpretam oito músicas ao vivo, em estilos variados como pop, reggae, blues, baladas, country e rock, sempre acompanhadas por instrumentistas talentosas.
“Avoar é um espetáculo que mistura música, teatro e palhaçaria, criando momentos de poesia, interatividade e muita diversão para o público de todas as idades”, afirma Maria Tereza Costa.
A artista destaca ainda que o show é interativo do começo ao fim, permitindo que crianças e adultos participem e se divirtam juntos.
A obra é resultado do álbum homônimo “Avoar”, premiado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, na categoria álbum infantil, em 2020. Toda a criação do álbum – letras, melodias, arranjos sonoros e vocais – é assinada pelas artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa.

Sobre a Minha Companhia
Criada em 2019, a Minha Companhia reúne as experiências artísticas de Janaina Morse, atriz, palhaça, musicista e compositora, e Maria Tereza Costa, atriz, palhaça, cantora e compositora.
A dupla dedica-se à criação de obras autorais que exploram a interseção entre teatro, música e palhaçaria, com um olhar diferenciado para o universo das infâncias. Seus projetos contribuem para a valorização da produção cultural feminina e promovem o protagonismo das mulheres nas artes.
Com ampla trajetória, a companhia conta com três álbuns musicais (um deles premiado), quatro espetáculos, o projeto “Minha Visita”, que leva arte a instituições de vulnerabilidade social, e o encontro de palhaçaria feminina “Debuta”.
Patrocínio e apoio cultural
Este projeto é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com a realização do Governo de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.
A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e levar espetáculos ao maior número de pessoas possível, contemplando seis cidades com sete apresentações em cada, sendo seis em escolas e uma aberta ao público.
Serviço
Espetáculo “SHOW AVOAR” em Santa Maria de Itabira
- 19 a 21 de março (terça a quinta-feira): Seis apresentações nas escolas públicas, voltadas para alunos e a comunidade escolar, em turnos matutinos e vespertinos.
- 22 de março (sexta-feira): Versão ampliada aberta ao público com banda ao vivo. Local: área aberta da Fundação São Francisco de Assis (Avenida Israel Pinheiro, 257, Conselho). Horário: 16h.
- Acesso gratuito.
Mais informações: Instagram: @minha_companhia E-mail: minhacompanhia1@gmail.com