Morre a ex-vereadora Emerenciana “Nitinha” Drummond Lage
Fotos: Reprodução
Após enfrentar um câncer por muitos anos, a ex-vereadora Emerenciana “Nitinha” Drummond Lage (1934-2024) faleceu nesta quinta-feira (28), aos 90 anos, no Hospital Nossa Senhora das Dores, onde estava internada.
Nitinha foi uma das primeiras mulheres a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Itabira, durante a legislatura de 1983-88, ao lado de Edwiges Maria Barbosa Silva, conhecida como Dona Dudu, que faleceu aos 81 anos, em 30 de novembro de 2020.
Antes delas, apenas Regina Maria Pinto Coelho havia ocupado uma cadeira na Câmara de Itabira, na legislatura de 1973-77.
Como vereadora atuante e sempre voltada para as causas sociais e culturais, Nitinha foi uma das autoras do projeto de lei que homenageou Carlos de Paula Andrade, fazendeiro e ex-vereador, pai do poeta Carlos Drummond de Andrade, com o nome de uma avenida.
O poeta agradeceu à prima vereadora nas páginas do jornal O Cometa, em setembro de 1983:
“Em decisão unânime, a Câmara Municipal deu a uma avenida de Itabira o nome de Carlos de Paula Andrade. O ato conforta o coração do último filho vivo desse itabirano, falecido em 1931. Representando os seus descendentes até a terceira geração, manifesto os agradecimentos da família aos dignos vereadores, especialmente a Nitinha Drummond Lage e José Braz Torres Lage, autores da iniciativa agora convertida em lei.”
Solidariedade
“Nitinha sempre foi uma pessoa alegre e solidária. Mesmo com câncer, ela se preocupava com os outros doentes, levando carinho e apoio. Até recentemente, ela confeccionava lindas e coloridas toucas para cobrir as cabeças de mulheres que tinham perdido os cabelos com o tratamento oncológico”, relembra Jenisse Lanza.
“Ela também foi voluntária do grupo de Brinquedistas do Hospital Nossa Senhora das Dores, levando solidariedade e alegria às crianças internadas”, acrescenta a amiga de 46 anos.
A Associação Oncoviva lamentou sua morte em uma nota: “O brilho dos seus olhos, o calor do seu sorriso e a bondade de sua alma ficarão marcados em nossos corações. A sua partida é, sem dúvida, uma grande perda para todos nós. Você deixará saudades. A família Oncoviva hoje perde uma grande guerreira.”
Viúva de Geraldo “Canário” Lage, Nitinha deixa os filhos Lourival, Joana, Gastão, Leonardo, Marcelo, Marconi, Tamar, 16 netos e um bisneto.
O corpo de Nitinha será velado nesta sexta-feira, no Memorial Santa Terezinha (Rua Hildebrando Martins da Costa, 125), das 8h às 14h. O sepultamento será realizado em seguida, no Cemitério da Paz.
Descanse em paz, Nitinha. Saudades.
Meus sentimentos a toda família.