Manifestantes protestam e interditam trânsito em frente à Caixa Econômica Federal que tem filas enormes
Uma manifestação relâmpago, com pequena adesão, chegou a interditar o trânsito nesta segunda-feira (25), na avenida Daniel Grisolia, centro, por volta de 12h30. Segundo moradores vizinhos, durou menos de meia hora. Foi dispersada com a chegada da Polícia Militar.
A manifestação foi em protesto pela morosidade e pelas aglomerações em enormes filas que esses trabalhadores desempregados se submetem para recebimento do auxílio emergencial do governo pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Muitos chegaram a passar a noite em frente à agência. E já pela as filas já se estendiam pela avenida Daniel Grisolia – e também pela Travessa Zeca Amâncio.
As filas aglomeram, dessa vez, para quem não faz parte do programa Bolsa Família possa sacar as últimas parcelas do auxílio.
O calendário de liberação segue até 27 de janeiro, o que indica que o problema das aglomerações em filas tende a continuar. E com elas a disseminação do vírus por quem possa estar infectado, ainda que assintomático.
Alternativas
É urgente que a agência da CEF encontre solução para pôr fim ao sofrimento de quem precisa desse auxílio emergencial e se vê obrigado a aglomerar em filas sem distanciamento.
No ano passado, por um curto período, a solução encontrada foi transferir parte do atendimento para o ginásio poliesportivo Maestro Silvério Faustino, cedido pela Prefeitura Municipal, próximo à CEF, na rua Irmãos de Caux.
Trata-se de uma solução que precisa voltar a ocorrer para diminuir as filas e as aglomerações nos próximos dias. Isso em respeito a quem precisa recorrer a esse auxílio emergencial e também em nome da preservação da saúde pública no município.
Afinal, ninguém enfrenta fila por que quer, mas por necessidade.

Multa
Diante dessa reiterada situação, no dia 13 deste mês, fiscais da Prefeitura de Itabira autuaram a agência da CEF, por descumprir o artigo 6º do Decreto municipal nº 115/2021. A agência foi multada, mas a Prefeitura não informou o valor.
Esse decreto proíbe a aglomeração em filas, internas e externas, em estabelecimentos comerciais e bancários no município, sem que se respeite a distância mínima de dois metros entre as pessoas. E não está sendo respeitado, como se observa mais uma vez nesta data.
Reincidência

A CEF é reincidente no descumprimento das normas de prevenção à Covid-19) no município. Em dezembro do ano passado, pelo mesmo motivo, foi multada por recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A autuação dessa vez foi por iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU, que tem a incumbência de zelar pelas posturas e reprimir as imposturas no âmbito do município, como é o caso desse atentado à saúde da população promovido pela agência bancária estatal.
A reportagem procurou a gerência da CEF, mas não foi possível completar a ligação pelos telefones disponíveis da agência em Itabira.
Já não era sem tempo e essa tal de Caixa já deveria ter no mínimo mais uma agência em Itabira.
Uma vergonha!
Eu acho falta de respeito,. Cheguei La as 06 horas e sai às 16 horas,e os atendentes mal educado, a fila estava lá na porta da zinco.
E ainda como se não bastasse o sol quente, enfrentei fome, sede, e chuva.
Alguém tem que mudar está história.