Jovens em busca do primeiro emprego em Itabira são muitos e contam agora com apoio da Frente Pró-Trabalho
No destaque, jovens de todos os bairros de Itabira reunidos na Semana de Arte, Cultura e Empreendedorismo, em maio de 2018, organizada pelo rapper Lukinha DGG (foto: Divulgação)
Idealizador da frente Pró-Trabalho, que tem se reunido periodicamente com empregadores e instituições discutindo meios de assegurar o primeiro emprego a quem ainda não tem experiência, o vereador Weverton “Vetão” Andrade (PSB), presidente da Câmara Municipal de Itabira, considera as informações sobre o percentual de jovens na composição da população de Itabira como imprescindíveis para definir políticas públicas para essa expressiva faixa etária.
A frente é formada por vereadores, agentes públicos, associações, instituições que discutem oportunidades de emprego e capacitações para jovens em Itabira.
“O próximo passo”, diz, “é descobrir o percentual que está inserido no mercado de trabalho”. Para isso, mais dados serão buscados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – e também no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O objetivo é estabelecer políticas públicas e parcerias para quebrar o paradigma de que só consegue emprego quem tem como comprovar experiência profissional – um pré-requisito que por motivos óbvios exclui a maioria dos jovens, mesmo os que ingressaram no mercado de trabalho como menores aprendizes.
Percentual expressivo
Em Itabira, jovens com idade entre 14 e 24 anos correspondem a 14,4% (17.548 habitantes) da população. A maioria, 50,3% (8.825), é do sexo feminino e 49,7% (8.723) do sexo masculino.
O bairro Santa Marta tem a maior concentração nessa faixa etária – eles formam um exército de mão de obra jovem de 1.459 habitantes.
O bairro Gabiroba também se apresenta com número expressivo, com um total de 1.298 jovens. Santa Ruth é outro bairro que se destaca, com 697 jovens nessa faixa etária.
Senhora do Carmo vem em seguida nesse ranking da juventude itabirana. O distrito itabirano contabiliza 684 jovens que se encontram em busca do primeiro emprego e de oportunidades na vida.
Segundo Vetão, agora que se sabe a composição e onde estão esses jovens, é hora de buscar entender e atender as suas necessidades,, buscando superar as dificuldades na obtenção do primeiro emprego. “Estamos avançando e em breve os resultados vão aparecer
Fonte
Essas informações são do sistema das equipes de Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, atualizado neste mês, com o número de jovens por bairro no município.
Foram apresentadas pelo secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior, em reunião na segunda-feira (18), na Câmara Municipal, com a frente Pró-Trabalho.
Segundo o secretário, os jovens ganham com a inclusão social, capacitando-se na prática para o mercado de trabalho ao se flexibilizar a exigência da experiência para o primeiro emprego.
Já os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação de futuros profissionais que, por certo, contribuirão para o desenvolvimento de suas empresas com criatividade, dinamismo e competência adquirida de acordo com a cultura da empresa onde obteve o primeiro emprego.