Italianos vêm ao Brasil estudar o samba e passam por Ipoema neste final de semana

Fotos: Divulgação

Estudantes do samba de Turim já participaram de aulas e ensaios na Portela, no Rio, e seguem para o distrito de Itabira

Um grupo de 15 italianos, alunos da escola Comunicato Samba, fundada em 2005 pelo percussionista ipoemense Gilson Silveira em Turim, Itália, já está no Brasil vivenciando o samba em sua origem.

Após aula e roda de samba na tradicional Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro, eles chegam neste final de semana a Ipoema, distrito de Itabira, para quatro dias de imersão cultural, turística e ecológica.

“Pela primeira vez eu promovo essa viagem em formato de férias-estudo, trazendo um grupo de alunos para estudar o samba em sua origem, o Brasil”, explica Gilson Silveira. A iniciativa marca os 21 anos da Comunicato Samba, escola que ele mantém na Itália.

Passagem por Rio, BH e Ipoema

No Rio, os alunos da Comunicato participaram de uma aula sobre samba-enredo na Portela e assistiram a um ensaio da escola. “Foi uma experiência muito boa, eles se divertiram e aprenderam bastante”, relata Silveira.

Em Belo Horizonte, o grupo terá contato com o Congado, em aula com o mestre Maurício Tizumba. Mas antes vivenciaram momentos de descontração, aprendizagem e imersão em Ipoema, terra natal de Gilson. “Quero que eles conheçam minhas origens, a roça, o ambiente tranquilo, longe das grandes cidades. Isso ajuda a concentrar no estudo e também a relaxar”, afirma.

Durante o dia, os italianos participarão de oficinas de ritmos brasileiros — do Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro. À noite, enquanto permanecerem em Ipoema, haverá rodas de samba e chorinho na pracinha, em horário ainda a definir.

A presença de Rafa Leite na programação organizada por Gilson Silveira reforça o caráter formativo e cultural da viagem.

Rafa é considerado “um grande mestre da percussão brasileira”, como destaca Silveira. Ele vai ministrar oficinas sobre ritmos tradicionais, ampliando a vivência dos estudantes italianos do samba no Brasil.

Grupo de estudantes italianos da escola Comunicato Samba, de Turim, posa em frente à sede da Portela, no Rio de Janeiro, após participar de aula e roda de samba na tradicional escola carioca
Cultura e raízes

Além das aulas, os visitantes terão momentos de turismo, com passeios por cachoeiras e pelo Parque Estadual Mata do Limoeiro.

“O importante é que eles tenham um conhecimento do ambiente da música brasileira, como o brasileiro vive, como caminha, como come, como sorri e como chora”, resume Silveira, feliz por promover essa imersão cultural e turística em sua terra natal.

O grupo, formado por pessoas entre 30 e 70 anos, busca não apenas aprender os ritmos, mas vivenciar a cultura brasileira em sua essência.

“É uma experiência única, que fortalece o intercâmbio cultural e mostra o samba como patrimônio vivo”, conclui o percussionista ipoemense.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *