Itabiranos, esquentai vossos pandeiros que neste ano vai ter carnaval em Itabira

Foto: Carlos Cruz

Depois de muitos anos sem ter Carnaval, nos últimos devido à pandemia, nos anos anteriores por falta de interesse da administração municipal em propiciar palanque com banda e banheiros químicos para animar a festa de quem não quis, ou não pôde viajar, como fazem os mais empoderados financeiramente, neste ano o prefeito Marco Antônio Lage garante que não faltará apoio para que seja realizado a festa momesca em Itabira, que começa na sexta-feira (17) e se estende até terça-feira, 21 de fevereiro.

A programação oficial ainda não foi divulgada e está sendo preparada para ser um carnaval diferente. Espera-se que seja descentralizado, distribuído por regiões na cidade, nos distritos de Ipoema, Senhora do Carmo, incluindo Serra dos Alves, que é para ser uma festa bem democrática.

Mestre Tobias foi o último sambista homenageado pelo bloco Madalena, no pré-carnaval de fevereiro de 2020 (Foto: Mário Brito)

E para que todos possam se divertir até mesmo perto de casa, como todo acontece no bairro Campestre, na praça José Máximo Resende, graças à organização comunitária e dos donos de quiosques que não deixam de fazer a homenagem ao rei Momo mesmo sem ter apoio oficial.

Espera-se também que o Carnaval em Itabira ocorra sem grandes aglomerações em um só bairro, o que ocorreu em anos anteriores, para não trazer transtornos aos moradores que querem também sossego para descansar no feriado prolongado.

Foi o que aconteceu no último carnaval realizado no bairro Pará, o que fez os seus organizadores desistirem de promover no ano seguinte, mas também por falta de apoio oficial.

Bloco Altamente, em seu primeiro desfile no pré-carnaval de 2019 (Foto: Ângelo Marques)

Portanto, que não falte apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a todos os bairros e distritos que queiram realizar a festa momesca. O povo merece depois de tantos anos de sufoco.

Pré-carnaval

Mas antes, os blocos pré-carnavalescos, que há algum tempo vem se formando e ganhando força na cidade, farão os seus desfiles com garbo e esplendor, e muito samba nos pés, como vinha acontecendo antes da pandemia com Madalena não Gosta de Poema e o Altamente.

Altamente, no pré-carnaval de 2020, no paredão da rua Tiradentes: e vai rolar a festa, vai voltar (Foto: Carlos Cruz)

Para isso,  já estão esquentando os seus tambores e ensaiando os passos para os foliões percorrerem as ruas históricas de Itabira com muito ziriguidum e samba nos pés, como recomendava o mestre José Caetano Belisário, o menestrel Tobias, falecido em 26 de março de 2021, aos 91 anos, da Gente Humilde, de boas lembranças carnavalescas, homenageado pelo bloco Madalena não Gosta de Poema no ano anterior.

O povoado de Cabeça de Boi também vai ter Carnaval, o que certamente vai acontecer em Itambé do Mato Dentro e em Santa Maria de Itabira, que deve retornar com a festa momesca com o batuque volumoso dos blocos da comunidade quilombola do Barro Preto.

Que assim seja, evoé Momo!

Confira a programação do pré-Carnaval de Itabira

Sexta-feira, 10 de fevereiro

20h: E agora mofi

Concentração: Bairro Pará

Saída para o paredão da Rua Tiradentes

21h30: Nós que aqui estamos por vós esperamos

Concentração e saída: Cemitério do Cruzeiro

23h: Bartucada

Espaço circuito Blocos

 

Sábado (11 de fevereiro)

15h: Madalena

Concentração e saída: Rua Ipoema

21h: Pata de Leão

Espaço Circuito Blocos

23h: Domilindró

Espaço Circuito Blocos

 

Domingo (12 de fevereiro)

14h: Altamente

Concentração e saída: Paredão Rua Tiradentes

16h Calangodum

Concentração e saída: Cemitério do Cruzeiro

18h: Dinossauros do Rock

Concentração e saída: Paredão Rua Tiradentes

22h: Chama o síndico

Espaço Circuito Blocos

Nota da redação: A FCCDA esclarece que a programação para o pré-carnaval não está fechada e alguns blocos de BH podem ser substituídos. Mas as datas estão mantidas.

Saiba mais sobre os antigos carnavais de Itabira:

No carnaval de Zé Bandarra, o ziriguidum era no centro histórico de Itabira

Assim era o carnaval de Itabira desde o tempo do Mato Dentro

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *