Itabiranos, esquentai vossos pandeiros que neste ano vai ter carnaval em Itabira
Foto: Carlos Cruz
Depois de muitos anos sem ter Carnaval, nos últimos devido à pandemia, nos anos anteriores por falta de interesse da administração municipal em propiciar palanque com banda e banheiros químicos para animar a festa de quem não quis, ou não pôde viajar, como fazem os mais empoderados financeiramente, neste ano o prefeito Marco Antônio Lage garante que não faltará apoio para que seja realizado a festa momesca em Itabira, que começa na sexta-feira (17) e se estende até terça-feira, 21 de fevereiro.
A programação oficial ainda não foi divulgada e está sendo preparada para ser um carnaval diferente. Espera-se que seja descentralizado, distribuído por regiões na cidade, nos distritos de Ipoema, Senhora do Carmo, incluindo Serra dos Alves, que é para ser uma festa bem democrática.
E para que todos possam se divertir até mesmo perto de casa, como todo acontece no bairro Campestre, na praça José Máximo Resende, graças à organização comunitária e dos donos de quiosques que não deixam de fazer a homenagem ao rei Momo mesmo sem ter apoio oficial.
Espera-se também que o Carnaval em Itabira ocorra sem grandes aglomerações em um só bairro, o que ocorreu em anos anteriores, para não trazer transtornos aos moradores que querem também sossego para descansar no feriado prolongado.
Foi o que aconteceu no último carnaval realizado no bairro Pará, o que fez os seus organizadores desistirem de promover no ano seguinte, mas também por falta de apoio oficial.
Portanto, que não falte apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, a todos os bairros e distritos que queiram realizar a festa momesca. O povo merece depois de tantos anos de sufoco.
Pré-carnaval
Mas antes, os blocos pré-carnavalescos, que há algum tempo vem se formando e ganhando força na cidade, farão os seus desfiles com garbo e esplendor, e muito samba nos pés, como vinha acontecendo antes da pandemia com Madalena não Gosta de Poema e o Altamente.
Para isso, já estão esquentando os seus tambores e ensaiando os passos para os foliões percorrerem as ruas históricas de Itabira com muito ziriguidum e samba nos pés, como recomendava o mestre José Caetano Belisário, o menestrel Tobias, falecido em 26 de março de 2021, aos 91 anos, da Gente Humilde, de boas lembranças carnavalescas, homenageado pelo bloco Madalena não Gosta de Poema no ano anterior.
O povoado de Cabeça de Boi também vai ter Carnaval, o que certamente vai acontecer em Itambé do Mato Dentro e em Santa Maria de Itabira, que deve retornar com a festa momesca com o batuque volumoso dos blocos da comunidade quilombola do Barro Preto.
Que assim seja, evoé Momo!
Confira a programação do pré-Carnaval de Itabira
Sexta-feira, 10 de fevereiro
20h: E agora mofi
Concentração: Bairro Pará
Saída para o paredão da Rua Tiradentes
21h30: Nós que aqui estamos por vós esperamos
Concentração e saída: Cemitério do Cruzeiro
23h: Bartucada
Espaço circuito Blocos
Sábado (11 de fevereiro)
15h: Madalena
Concentração e saída: Rua Ipoema
21h: Pata de Leão
Espaço Circuito Blocos
23h: Domilindró
Espaço Circuito Blocos
Domingo (12 de fevereiro)
14h: Altamente
Concentração e saída: Paredão Rua Tiradentes
16h Calangodum
Concentração e saída: Cemitério do Cruzeiro
18h: Dinossauros do Rock
Concentração e saída: Paredão Rua Tiradentes
22h: Chama o síndico
Espaço Circuito Blocos
Nota da redação: A FCCDA esclarece que a programação para o pré-carnaval não está fechada e alguns blocos de BH podem ser substituídos. Mas as datas estão mantidas.
Saiba mais sobre os antigos carnavais de Itabira:
No carnaval de Zé Bandarra, o ziriguidum era no centro histórico de Itabira
Assim era o carnaval de Itabira desde o tempo do Mato Dentro