Itabira segue a recomendação de Darcy Ribeiro para erradicar o analfabetismo e atinge 98% de alfabetização infantil

Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, no bairro Monsenhor José Lopes: pioneira no ensino em tempo integral no município

Foto: Carlos Cruz

Com esse resultado, o município conquista o Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização, concedido no final de 2024 pelo Ministério da Educação (MEC). O certificado foi entregue ao prefeito Marco Antônio Lage na segunda-feira (10), em Brasília

O professor e ex-senador Darcy Ribeiro (1922-97), antropólogo e educador brasileiro, fundador da Universidade de Brasília, dizia, na década de 1970, no período da euforia com o Milagre Brasileiro, enquanto os órgãos de repressão prendiam, torturavam, arrebentavam e matavam os que se opunham ao regime militar, que o antigo Movimento Brasileiro para a Alfabetização (Mobral) era um sucesso, deixando atônitos os seus poucos críticos em tempos de obscuridades.

Segundo ele escreveu, na extinta revista Civilização Brasileira, o Mobral foi instituído pelo governo militar como “alternativa cívica e patriota” ao método Paulo Freire, a pedagogia do oprimido que politiza, conscientiza e liberta formando cidadãos.

Nenhuma descrição de foto disponível.
Darcy Ribeiro defendia a obrigatoriedade da educação em tempo integral, em contraponto ao Mobral, para acabar com o analfabetismo no Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)

Nada disso interessava ao regime militar, daí que o Mobral foi criado para ser a antítese dessa perigosa ideia revolucionária, coisa de comunistas. Segundo Ribeiro, o Mobral com seu método de alfabetização mecanicista não alfabetizava, apenas ensinava ao aluno a desenhar e ler o seu nome, saindo certificado como alfabetizado, mas sem entender o que lia.

Mas, para o professor e antropólogo, pelo seu propósito, o Mobral não fracassou. Cumpriu exatamente o que pretendia o regime militar: alfabetizar o cidadão adulto sem a compreensão da realidade, reforçando a alienação e as mitificações que permanecem até hoje com os bolsões negacionistas antivacinas e terraplanistas ainda ameaçam a democracia e o contínuo processo civilizatório.

A proposta de Darcy Ribeiro

Se o governo militar realmente tivesse a intenção de acabar com o analfabetismo, dizia Ribeiro, tão ou mais importante do que investir na alfabetização de adultos seria garantir que nenhuma criança ficasse fora da sala de aula. Ou seja, era preciso impedir que o país gerasse novos analfabetos, erradicando assim o analfabetismo em poucas gerações.

O antropólogo dizia que a maioria de seus projetos fracassou, mas que sente pena dos adversários que os derrotaram. A sua proposta para acabar com o analfabetismo no país não foi evidentemente acatada pelo regime militar, por motivos óbvios e ululantes.

Portanto, para o professor Darcy Ribeiro, que não viu o MEC instituir a escola em tempo integral em 2007, teria fracassado a sua ideia de erradicar o analfabetismo não deixando criança fora da escola.

Se perdeu naquela época para os militares e seus áulicos, ele venceu posteriormente com a inovação do MEC. Pobres de seus adversários, hoje “páginas viradas” da história, enquanto Ribeiro se tornou eterno pela sua rica contribuição à educação, à compreensão da realidade e do povo brasileiro.

Passados mais de meio século, foi somente com a democracia brasileira assegurada pela Constituição Federal de 1988, como cláusula pétrea, que a escola em tempo integral virou realidade, depois de ser instituída por meio do programa Mais Educação, do MEC.

Desde então, tem sido implementada em várias escolas pelo país, sendo ampliada a jornada escolar e, consequentemente, melhorando a qualidade da educação oferecida aos alunos e proporcionando atividades complementares no contraturno escolar

(Carlos Cruz)

Prêmio Ouro em alfabetização

Pois bem, todo esse “nariz de cera” é para dizer que Itabira atingiu 98% de alfabetização das crianças nas séries iniciais, o que resultou na obtenção do Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização, concedido no final de 2024 pelo MEC.

O certificado foi entregue na segunda-feira (10), em Brasília, quando o prefeito o recebeu e ostentou orgulhoso o reconhecimento, que compartilha com toda a rede escolar do município de Itabira.

A cerimônia de entrega da premiação aos prefeitos de todo o país contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Em Itabira, todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) funcionam em tempo integral. Para as séries seguintes, além da escola municipal pioneira Marina Bragança, também operam em tempo integral as escolas Dona Maria Elias, Alfredo Sampaio, Manoel Tomaz Figueiredo e José Gomes Vieira.

A meta da administração municipal é ter, nos próximos anos, todas as escolas municipais funcionando em tempo integral, com atividades curriculares, pedagógicas, recreativas e esportivas no contraturno escolar.

WhatsApp Image 2025-02-10 at 19.55.54.jpeg
Lula discursa na entrega da premiação aos municípios por boas práticas em alfabetização (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Reconhecimento nacional

A premiação nacional é um reconhecimento do trabalho de alfabetização das crianças em todo o território nacional, desenvolvido pelas secretarias de Educação nos municípios e estados após o ano de 2022, especialmente devido aos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19.

Os municípios brasileiros foram classificados de acordo com as categorias Ouro, Prata ou Bronze. Itabira obteve nota máxima nos quesitos estipulados e garantiu a categoria mais alta.

A conquista comprova o empenho da rede escolar municipal, juntamente com os investimentos do município na educação no pós-pandemia, principalmente com o esforço na alfabetização infantil para que os alunos sigam nas séries seguintes, com a recuperação também da aprendizagem dos alunos do 3º, 4º e 5º anos, todos muito afetados pela crise de saúde que impactou o mundo inteiro.

Iniciativas do governo municipal

Marco Antônio Lage foi a Brasília para receber o Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização, representando Itabira e os servidores da rede municipal de ensino: orgulho com a conquista (Foto: Divulgação/Ascom/PMI)

Segundo Marco Antônio Lage, a conquista reforça as iniciativas do governo municipal para valorizar a Educação, juntamente com a reforma em todas as escolas da rede, investimento em laboratórios de ciências e informática. Inclui nesse rol ainda a aquisição de equipamentos de robótica, introduzindo os alunos da escola pública em uma realidade de tecnologia e informação.

Além disso, o governo garantiu kits de uniformes para todos os estudantes, a merenda das escolas conta com acompanhamento nutricional e mesmo nas férias os alunos podem contar com alimentos distribuídos gratuitamente pelo município, com o programa Merenda em Casa.

A equipe de servidores da educação hoje também conta com valorização profissional, embora ainda existam arestas e demandas por avanços necessários para seguir adiante com a melhoria geral da qualidade de ensino no município.

“Essa conquista maravilhosa é de quem trabalha na educação, é dos alunos e das famílias que têm seus filhos matriculados na rede municipal”, afirmou o prefeito, compartilhando a quem de direito a grande conquista educacional.

“Agora é trabalhar muito para que Itabira atinja a categoria Ouro nos anos finais, com inovações, avanços e novos métodos de aprendizagem na nossa rede municipal”, convocou Marco Antônio Lage, feliz com o resultado obtido pela rede municipal de educação.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *