Itabira discute saúde do trabalhador como direito humano na 13ª Conferência Municipal de Saúde

Fotos: Filipe Augusto/ 
Ascom PMI

Com foco na saúde do trabalhador, a 13ª Conferência Municipal de Saúde foi oficialmente aberta nessa segunda-feira (24), em Itabira. Realizada no auditório da Funcesi, a cerimônia contou com a participação da comunidade, profissionais da área, lideranças locais, incluindo a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Cristina Garcia, e a secretária de Saúde, Fabiana Machado.

O vice-prefeito, Marco Antônio Gomes, representou o prefeito Marco Antônio Lage na solenidade. Este ano, a conferência aborda o tema Saúde do Trabalhador como direito humano: integrando políticas assistenciais e de vigilância no SUS.

Nas palestras, foi salientada a necessidade de uma abordagem ampliada para incluir tanto questões físicas quanto psicossociais, como angústia, depressão e ansiedade, que se intensificaram após a pandemia de Covid-19.

Marco Antônio Gomes, que além de vice-prefeito é médico, destacou a relevância do tema. “Falar da saúde do trabalhador é falar das diretrizes específicas para você que trabalha. Nós queremos abordar não só a questão da doença física, mas também da doença psicossocial, que foi a que mais aumentou após a covid. Doenças como angústia, depressão e ansiedade serão discutidas nessa 13ª Conferência”, afirmou.

Já a secretária de Saúde, Fabiana Machado, reforçou a importância do debate. Segundo ela, a Conferência de Saúde do Trabalhador tem um papel crucial na defesa da qualidade de vida daqueles que impulsionam a economia e o desenvolvimento de nossa cidade.

“Em um município historicamente ligado à mineração e à indústria, é indispensável que discutamos e implementemos medidas que protejam os trabalhadores de riscos ocupacionais, promovam ambientes de trabalho seguros e garantam assistência médica adequada”, ressaltou.

Eixos prioritários e delegados

Até o dia 26 de março, o evento discutirá quatro eixos prioritários: Saúde do Trabalhador e Trabalhadora como Direito Humano; Desafios e Estratégias para Atendimento da Atenção Especializada (PMAE e Saúde Digital); Fortalecimento do Controle Social; e Vigilância em Saúde em Resposta às Emergências Sanitárias.

No primeiro dia, os conselheiros e suplentes do CMS para o biênio 2025/2026 foram eleitos pelos delegados das pré-conferências realizadas anteriormente. Foram escolhidos: Vanessa Cristina Maimone, Patrícia Antonieta Matos, Jânia Ambrosia Teixeira, Thiago Rafael Tozzi Maia e Reilson Antônio Cardoso.

Também houve a leitura do Regimento da 13ª Conferência Municipal de Saúde e uma palestra com os especialistas Cássio Hermes de Andrade e Leonardo Sette Abranges Fioravante, que abordaram o tema Saúde Mental do Trabalhador.

A conferência segue até esta quarta-feira (26), consolidando um espaço de diálogo e reflexão sobre as estratégias de saúde pública voltadas para os trabalhadores.

Confira a programação:

25/03/2025 Eixo I: Saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito
humano
8h – Mesa redonda
Sub-eixo I: A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Sub-eixo II: As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora
Sub-eixo III: Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social
9h30 – Discussão em grupos por sub-eixo (salas)
13h – Plenária: Apresentação e votação das propostas
16h – Eleição dos delegados representantes da etapa regional (Betim) – 16 pessoas

26/03/2025 – Etapa Municipal

8h – Leitura do relatório final 11ª Conferência Municipal de Saúde
8h30 – Mesa redonda
Eixo II: Desafios e estratégias para atendimento da Atenção Especializada (PMAE e Saúde Digital)
Eixo III: Fortalecimento do Controle Social
Eixo IV: Vigilância em Saúde em resposta às emergências sanitárias
9h30 – Discussão em grupos por eixo (salas)
13h – Plenária: Apresentação e votação das propostas /Apresentação e
aprovação de moções

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *