Isenção de imposto do carro popular pode trazer diminuição do uso de transporte público, problemas sociais e aumento da poluição
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“Custeio beneficia a classe média e um segmento de empresários específico”, avalia especialista em mobilidade urbana da Empresa 1
Apesar de possíveis melhorias para a economia e a indústria brasileiras, as medidas anunciadas pelo Governo Federal na última quinta-feira, 25, para diminuir os impostos sobre o preço dos carros no país trazem luz a discussões relevantes: mais carros na rua impacta na diminuição do uso do transporte público e, consequentemente, trânsitos intensos, baixa qualidade de vida da população, mais acidentes e aumento das emissões de poluição na atmosfera.
“Não podemos deixar de lado as questões sociais e ambientais que são urgentes no Brasil. O subsídio, que é dito para aquisição de carro popular, não é nada popular, pois a maioria da população não possui renda para aquisição desses veículos. Esse custeio beneficia a classe média e um segmento de empresários específico. Esse apoio do governo poderia ser investido em subsídio de tarifa de transporte para estudantes, trabalhadores e para a classe social que não tem acesso ao transporte. É primordial o uso eficiente do espaço público, uma vez que as ruas não comportam mais carros e esse aumento favorece a crescente de acidentes de trânsito”, avalia Fábio Ferreira, CEO da Empresa 1, centro de inovação em mobilidade urbana.
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Para o executivo, além das questões sociais, que precisam de atenção especial, há também o ponto ambiental: “o país tem potencial para ser protagonista mundial nas iniciativas e soluções contra as mudanças climáticas. Em um momento onde é essencial descarbonizar a economia, seguimos na contramão, medidas como a isenção de imposto incentivam exatamente mais emissão de CO₂ na atmosfera”, acrescenta.
Dados do Ipea indicam que, em média, são necessários 48 carros para transportar a mesma quantidade de pessoas que trafegaria em um ônibus e, ao optar pelo carro, cada pessoa lança sete vezes mais gás carbônico na atmosfera do que se usasse um coletivo urbano.
Sobre a Empresa 1 – Pioneira do sistema de bilhetagem digital para transporte público no Brasil, a Empresa 1 é um centro de inovação em mobilidade urbana que, desde 1997, vem desenvolvendo tecnologias que agilizam os processos do serviço de transporte público, facilitam a circulação de pessoas pelas cidades e evitam fraudes no setor.
A companhia é parte do Grupo Volaris e do coletivo Modaxo pela inovação no transporte de pessoas, atende mais de 150 cidades no Brasil, no México e na Guatemala, supervisiona 76 datacenters, tem 18 milhões de cartões inteligentes em uso, faz 20 milhões de certificações de crédito por dia e gera 218 milhões de imagens biométricas por mês. A Empresa 1 também é vencedora de dois prêmios da UITP – Associação Internacional do Transporte Público, nas categorias Comprometimento Político (2011) e Inovação Tecnológica (2013). Saiba mais em www.empresa1.com.br.
Mais valia isenção de impostos na produção de carruagens de trens e metrô, locomotivas, trilhos e demais itens necessários no intuito de termos o aumento da malha ferroviária no Brasil e consequente melhor e mais econômico meio de transporte aos cidadãos e esvaziamento de caminhões e carretas das rodovias esburacadas e maltratadas.