Gilson Silveira, percussionista ipoemense residente em Turim, Itália, participa com Titane do ViJazz, no próximo final de semana

Foto: Walter Miglio/
Divulgação

O percussionista itabirano/ipoemense Gilson Silveira se apresenta em Itabira, acompanhando a cantora Titane, no festival ViJazz, que acontece na Concha Acústica Norberto Martins, Pico do Amor, no próximo sábado (24) e no domingo (25), com início às 15h. A entrada é gratuita, limitada à capacidade do local.

Gilson Silveira reside em Turim, Itália, há 39 anos, onde vive profissionalmente como percussionista de grande expressão.

Mesmo fazendo sucesso no exterior, raras foram as oportunidades para o artista se apresentar em Itabira. Em uma das poucas vezes ele fez show no paredão da rua Tiradentes, em 2007.

Prova com isso que “santo de casa” não é mesmo de fazer milagre. O seu sonho, ele já confessou, é um dia se apresentar em Ipoema, onde ele nasceu e viveu a infância,  mudando-se aos 11 anos com a família para a cidade de Itabira, para depois emigrar ainda jovem para a Itália, onde constituiu família.

Saiba mais

Essa é a segunda vez que Itabira recebe o festival Vijazz, nascido na cidade de Viçosa, e que está em sua terceira edição. A primeira edição na cidade de Drummond, que era fã do jazz, aconteceu em 2022, juntamente com o 2º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira).

Naquela edição, as atrações foram grandes intérpretes norte-americanos, e também da França, criando-se uma atmosfera jazzística, blueseira e literária, que muito agradou ao público presente, que pediu bis.

É o que acontece agora nesta cidade de Itabira que, como Paris, também é uma festa cultural e das luzes iluministas, provando que o itabirano também aprecia o “biscoito fino” da música brasileira e internacional – e não só os breganejos e correlatos, como se viu com grande público na Expoita.

O Vijazz deste ano homenageia o cantor, compositor e dançarino Nandy Xavier, falecido em 8 de março, aos 61 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

O cantor e compositor Nandy Xavier no pré-carnaval de Serra dos Alves, em 23 de fevereiro de 2023, na estreia do bloco Filhos de Nandy, é o homenageado no ViJazz (Foto: Eduardo Cruz)

Programação

A programação deste ano do ViJazz privilegia a música instrumental brasileira. Estarão se apresentando artistas renomados e novos talentos.

Entre os destaques estão o músico carioca Hamilton Holanda, o violonista Celso Moreira (virtuoso como é também o seu irmão Juarez Moreira, que já se apresentou algumas vezes em Itabira), Glaucon Siqueira e banda, Confraria do Groove com Flávio Venturini, além das atrações internacionais Lil Jimmy Reed e Cerissa Macqueen.

Como parte da programação cultural com as apresentações musicais, o Vijazz também se destaca por promover oficinas e palestras sobre a história e a técnica do jazz, contribuindo para a formação de novos músicos e apreciadores desse gênero musical elaborado e sofisticado, nascido na região de Nova Orleans, nos Estados Unidos, no final do século XIX e início do século XX.

A sua origem está ligada à cultura afro-americana e à improvisação musical. Com o passar dos anos, diversos subgêneros surgiram a partir dessa mesma raiz, tornando o jazz um estilo musical rico e diversificado/

O ViJazz em Itabira é uma promoção da Fundação Carlos Drummond de Andrade. Imperdível para quem gosta da boa e necessária música.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *