Flora Purim e Airto Moreira estão morando no Retiro dos Artistas
Foto: Reprodução
Por Ancelmo Góis,
em O Globo
O retiro, também conhecido como Casa dos Artistas, fica em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Não é um asilo para idosos, mas um local confortável, com assistência médica etc.
Só que no caso do casal, é de causar surpresa recorrerem ao retiro. Os dois tiveram carreiras vitoriosas nos EUA.
Airto foi o criador da percussão moderna no Brasil, com o supergrupo Quarteto Novo (ele, Hermeto Pascoal, Theo de Barros e é Heraldo do Monte). Nos EUA, tocou com Miles Davis, no Return to Forever e Wearher Report.
Flora Purim figura há anos entre as grandes vozes do jazz (está indicada ao Grammy).
Segundo a nota, o casal está com necessidades financeiras. Artista só ganha dinheiro se fizer turnê.
Airto, aos 82 anos, está com a saúde debilitada. Flora, 81 anos, interrompeu a carreira no exterior para estar com o marido.
O casal recebeu, em 2002, das mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso, a medalha da Ordem do Rio Branco, uma das mais importantes honrarias do governo brasileiro.
Ouça:
Ouvi uma entrevista do Airto no Programa Supertônica do Arrigo Barnabé na Rádio Cultura Brasil SP e me encantei com a história de vida do casal. Na entrevista ele conta de quando a Flora foi pro estrangeiro e ele não tinha dinheiro para acompanhá-la e o Chico Buarque sabendo do caso deu a ele as passagens pra ir ficar com ela. Agora foi a vez dela abandonar a carreira para fazer companhia a ele. Unidos pela arte para o encanto de todos nós.
Morar no Retiro dos Artistas é uma opção adequada, um privilégio merecido
Pra mim parece inacreditável artistas de tanto sucesso internacional, por tanto tempo, terem que recorrer ao retiro dos artistas pra poder ter casa e uma vida minimamente digna.
A efemeridade da vida.
Brasil, país sem memória. Lendas como Airto Moreira e Flora Purim deveriam ser cultuados, protegidos, ter sua importância para a música mundial reconhecida em sua terra e cuidados como todo carinho. Onde estão os mecenas que deveriam aparecer nesta hora? Tantas empresas e empresários, além dos governos, não poderiam designar uma verba para dar uma vida digna para estes ídolos?
O problema de fazer um tipo de música de nicho…..
Geralmente esses músicos de nicho não fazem sucesso e com isso não ganham o suficiente para garantir uma boa aposenadoria.
Parece uma “fake news” ou um castigo, mas não é mesmo!?
O fato de artistas, do mais alto gabarito, estarem sofrendo tanto no final de suas carreiras, enquanto mereciam todas as premiações, tributos, homenagens e muito carinho em total respeito ao trabalho monumental por eles desempenhado do mundo, e; tudo em função do nosso deleite, enriquecendo as nossas vidas.
Salve Airto Moreira Salve Flora Purim
No Brasil tem até Casa dos Artistas, que acolhe a todos, que beleza. Nos Estados Unidos só quem tem pra pagar caro é que pode contar com a ajuda quando já nao se pode trabalhar, mesmo sendo gente que foi muito famosa um dia, que alegrou a todos com sua música e com seu canto.
Que musicos!!!! Tenho um LP de uma apresentação dela no Festival de Montreux (com ele e participação de Milton Nascimento) que é um espetáculo. Viva Flora e Airto!!!
e a lei Rouanet que tanto dinheiro dá pra musicos ricos, não poderia ajudar?