Flitabira deixa a sua marca na história cultural da cidade natal de Drummond com intensa e rica programação
Abertura da terceira edição do Flitabira
Foto: Kevem Willian
Festival celebrou a obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade e foi palco da entrega do Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano a Conceição Evaristo
Foram cinco dias de muita efervescência cultural e de experiências literárias com intensa participação de itabiranos e visitantes na programação da terceira edição do Festival Internacional Literário de Itabira (3º Flitabira).
No total, foram 167 atividades, distribuídas em 33 mesas de debates nacionais, 17 locais, 11 virtuais, além de 20 espetáculos infantis e 85 sessões de autógrafos, sob o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet – e apoio da Prefeitura de Itabira.
O festival teve omo tema Arte, Literatura e Correspondências, com destaque para as cartas trocadas entre Carlos Drummond de Andrade, Portinari, familiares e amigos.
Na programação internacional, o destaque foi para a escritora Raquel Cané, enquanto a programação nacional contou com a presença de 40 escritoras e escritores: 19 mulheres e 21 homens, sendo três indígenas e seis negros.
Já pela programação regional foram realizadas 14 mesas, das quais cinco abordaram o tema central do evento, as epístolas drummondianas.
As demais mesas de debate trataram de temáticas diversas como mulheres na literatura, inclusão, arte e cidadania, literatura marginal, religiosidade e fé.
Destaque também para o resgate de parte da história da cidade, como foi o lançamento do belíssimo livro Toda História tem o seu endereço, uma realização do Ofício de Registro de Imóveis de Itabira, com texto de Marina Camisaca e Gustavo Nolasco, fotografia de Leo Drumond.
No total, 22 mulheres e 20 homens compuseram a lista de intelectuais da programação local, sendo 11 negros e 23 professores. Um desses professores foi Maxsandro Soares, professor dos três alunos que subiram ao pódio do Prêmio de Redação do Flitabira na categoria 3, que agracia estudantes entre 15 e 18 anos.
Obra epistolar
Contando também com a parceria do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo (Sesc-SP), o Flitabira promoveu um ciclo de debates em torno da obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade, em consonância com o tema desta edição.
No total, foram realizadas 11 mesas de debate com essa proposta, com participação de 13 autores (11 homens e duas mulheres), todas com mediação de Fábio Lucas, membro da Academia Pernambucana de Letras, fundador do @livronewsnoinsta, colunista do Jornal do Commercio (PE) e presidente do Conselho Editorial do Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), um órgão normativo e consultivo que trata de políticas educacionais.
Os vídeos do Ciclo de Debates com a obra epistolar de Carlos Drummond de Andrade estão todos disponíveis no YouTube e podem ser conferidos no canal do Flitabira. Acesse clicando aqui.
Estrutura e serviços
Mais de 60 pessoas integraram as equipes de produção, comunicação e audiovisual. Além disso, foram feitas 51 contratações para equipe de montagem, limpeza, segurança, brigada, alimentação, livraria e afins, totalizando mais de 110 contratações diretas e indiretas.
A estrutura contou com dois palcos, uma ampla livraria, áreas de leitura e lazer, em um espaço coberto de quase 900 metros quadrados, além da parte descoberta destinada à gastronomia.
A livraria foi montada em um espaço de 244 metros quadrados, tendo registrado a marca de cerca de 15 mil exemplares disponíveis, incluindo mais de 4 mil títulos literários abrangendo diversos gêneros, como romance, poesia, ensaio, aventura, terror, crônica, biografia, infantojuvenil.
Além das obras completas de Carlos Drummond de Andrade, patrono do festival literário, as obras da escritora Conceição Evaristo lideraram as vendas.
Economia
O Flitabira teve também reflexos positivos na economia de Itabira, atraindo um número significativo de visitantes de diversas regiões do país, com hospedagem, alimentação, transporte e compras.
Além disso, o Flitabira tem papel importante também na divulgação dos pontos de cultura da cidade (Casa de Drummond, Fazenda do Pontal, Museu de Itabira, Memorial Drummond), valorizando a história e o patrimônio da cidade.
Ao destacar a literatura e a história locais, o festival incentiva o turismo cultural, atraindo pessoas interessadas em conhecer e explorar as riquezas patrimoniais do município, o que inclui o turismo rural e ecológico, com as cachoeiras e cursos d’água na cabeceira do rio Tanque.
Prêmios de redação e desenho mobilizaram estudantes de escolas públicas e privadas de Itabira
No sábado (4) ocorreu a entrega do Prêmio de Redação, reconhecendo os melhores desenhos e textos produzidos por estudantes da cidade com base no tema Arte, Literatura e Correspondências. O objetivo foi instigar o aluno a ler um poema de Carlos Drummond de Andrade, à sua própria escolha, e, em seguida, escrever uma carta dirigida ao Poeta.
A premiação literária foi considerada um dos principais momentos desse festival que entra para a história de Itabira como exemplo a ser seguido para as próximas edições. Contou com a participação de 22 escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio, com o envolvimento de 9,2 mil estudantes.
A cerimônia de premiação aconteceu no palco CDA, com a presença de Afonso Borges, presidente do festival, juntamente do curador do Flitabira Sérgio Abranches. Subiram também ao palco para homenagear os estudantes os autores Tino Freitas e Conceição Evaristo.
E mais o mantenedor da obra de Carlos Drummond de Andrade, Pedro Drummond, o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, a coordenadora de Arte da Educação Infantil e Curadora da Programação Local do 3º Flitabira, Sandra Beatriz Duarte de Freitas e a secretária municipal de Educação, Laura de Souza Silva.
Foram cinco as categorias premiadas: a modalidade desenho abrangeu crianças entre 4 e 5 anos e 6 e 8 anos. As demais categorias competiram na modalidade de redação, abrangendo crianças de 9 a 11 anos; 12 a 14 anos; e 15 a 18 anos. Cada modalidade premiou do 1.° ao 3.° lugar, totalizando seis desenhos e nove redações.
Confira, abaixo, o nome de todos os ganhadores! Para conferir suas produções, é só clicar em seus nomes.
Desenho
Categoria 1 – 4 a 5 anos
1º – Asafe Emanuel Rosa Silva – EM Filomena Jardim
2º – Arthur Zacarias Miranda – Colégio Nossa Senhora das Dores
3º – Ana Carolina – Cmei Maria Torres Horta
Categoria 2 – 6 a 8 anos
1º – Pedro José Sena Castro – FIDE
2º – Glenda Gabrielly Vitória Braga – EM Antônio Camilo Alvim
3º – Matheus Meireles da Silva – EM Coronel José Batista
Redação
Categoria 1 – 9 a 11 anos
1º – Luiz Gustavo Andrade Silva – EM Antonina Moreira
2º – Ludmila Martins Nunes Ferreira da Silva – EM Filomena Jardim
3º – Emanuel Lucas Cruz Rocha – EM Pedreira do Instituto
Categoria 2 – 12 a 14 anos
1º – Júlia Brandão Melo – FIDE
2º – Luiz Gabriel de Sousa Leite – Colégio Tiradentes
3º – Maria Fernanda Vaz Soares – Colégio Nossa Senhora das Dores
Categoria 3 – 15 a 18 anos
1º – William Patrício Silva – Colégio Nossa Senhora das Dores
2º – Eloá Faria Brandão – FIDE
3º – Otávio César Gomes Soares – AUGE