Festival Internacional de Curtas da Fundação Clóvis Salgado chega a Itabira pela primeira vez com exibição na Casa do Brás
Imagem: Cidade entre Rios/ Divulgação
Pela primeira vez, o Festival Internacional de Curtas (FestCurtasBH), da Fundação Clóves Salgado (FCS), sai da capital mineira pelo projeto Itinerância e aterrissa em Itabira, com mostra cinematográfica iniciada nessa quinta-feira (1) e que se estende até quarta-feira (7).
As exibições de filmes acontecem na Casa do Brás (onde ainda está instalada a Escola de Música de Itabira), no centro histórico de Itabira.
A mostra inclui uma rigorosa seleção de filmes, com propostas de debates sobre a realidade de cada região por onde ocorrerão as exibições itinerantes, que tem início por Itabira.
A entrada é gratuita e a classificação indicativa depende das características dos filmes que integram cada sessão.
Estão na seleção curtas nas categorias Infantil, Juventude, Minas, Brasil e Internacional, além de duas oficinas formativas, de Produção Criativa e Curadoria e Programação.
Durante a programação, serão ministradas oficinas sobre o fazer cinematográfico. A parceria é com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Itinerância
Este ano, pela primeira vez, o FestCurtasBH irá inaugurar sua itinerância cerca de 2 meses após o evento oficial em Belo Horizonte.
“E a cidade escolhida para abrigar a primeira ação de itinerância foi Itabira”, destaca Matheus Antunes, coordenador de Produção do Festival, que pretende levar a mostra a várias cidades do interior de Minas Gerais.
Segundo ele, com a seleção dos filmes a proposta é dialogar com o público infantil e infanto-juvenil, dando ênfase aos filmes apresentados nas mostras paralelas Infantil e Juventudes, além de um olhar da curadoria para os filmes que se destacaram nas competitivas oficiais (Internacional, Brasil e Minas).
“Além dos filmes premiados pelo júri oficial e júri popular desta edição, também foram escolhidas obras das competitivas oficiais que trazem toda a pluralidade do evento, tanto em formas narrativas, quanto em temas e debates propostos pelos filmes”, explica Antunes.
A diversidade da programação se reflete na lista de curtas-metragens que compõem a curadoria. São obras de várias cidades de Minas, estados do Brasil e países do mundo, em diferentes línguas e para todas as idades, divididas em onze sessões.
No total, serão mais de quarenta filmes que transitam por diferentes vertentes e propostas artísticas, com duração entre 3 e 34 minutos.
Confira a PROGRAMACAO FESTCURTAS aqui.