Feira do Produtor prossegue em Itabira no Parque Virgílio Gazire com cursos gratuitos para o fomento rural em pequenas propriedades

Fotos: Carol Veloso/
Ascom PMI

A 31ª Semana do Produtor Rural de Itabira segue até esta sexta-feira (4), no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, com cursos gratuitos voltados à capacitação técnica de pequenos produtores rurais.

Promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar (SMASA), em parceria com o Sindicato Rural, Emater-MG e o sistema Faemg/Senar, o evento se consolida como uma das ações de valorização do trabalho rural e incentivo à agricultura familiar no município.

O agricultor Aeliton Rodrigues de Almeida, primeiro presidente da Apafi, na primeira Feira Itinerante Terra Nossa, realizada em 4 de maio de 2017 (Foto: Carlos Cruz)

Com estrutura fundiária marcada por minifúndios e pequenas propriedades, Itabira tem apostado em políticas públicas que fortalecem a produção local. A agricultura familiar, organizada por meio da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi), vem ganhando protagonismo com práticas agroecológicas e sustentáveis, com produção diversificada, em contraponto ao modelo convencional do agronegócio monoexportador.

Para isso, a Prefeitura tem ampliado a aquisição de alimentos diretamente desses pequenos produtores, por meio do Banco Municipal de Alimentos e dos programas PAA e PNAE. Os alimentos abastecem escolas, creches, casas de longa permanência. Atualmente, são servidas cerca de 37 mil refeições por dia na rede municipal de ensino com produtos como banana, cenoura, beterraba e melancia, adquiridos junto à Apafi.

Essa política pública garante segurança alimentar e nutricional para mais de 10 mil alunos da rede municipal, além de gerar renda para agricultores locais. O Banco de Alimentos também repassa doações a entidades assistenciais, beneficiando cerca de 16 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

Organizados em grupos, os pequenos produtores participaram de oficinas diversas, conforme seus interesses e demandas

Capacitação

Durante a Semana do Produtor, cerca de 80 participantes – todos pequenos produtores – estão sendo capacitados em cursos como operação de máquinas agrícolas, produção de quitandas mineiras, manejo de abelhas, fabricação de derivados do leite, carpintaria com bambu, solda elétrica e processamento de mel e cera.

Os temas foram definidos pelo Sindicato Rural, conforme a demanda apresentada pelos próprios produtores. “As capacitações visam propiciar ao pequeno produtor ter mais autonomia com equipamentos utilizados na propriedade rural e ainda diversificar a produção com quitandas e artesanato para gerar renda extra para quem trabalha no campo”, explica o seu presidente, Evando Avelar.

As atividades ocorrem nos galpões do parque, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições foram realizadas antecipadamente.

Produção de frutas, principalmente banana, tem crescido em Itabira (Foto: Carlos Cruz)

A secretária Teresinha Bethônico reforça que os cursos ofertados buscam ampliar a capacidade de trabalho no campo com foco na sustentabilidade. Já o presidente do Sindicato Rural, Evando Avelar, destaca que a Semana do Produtor é um marco na valorização do homem do campo, promovendo conhecimento técnico e qualidade de vida.

Além da formação oferecida durante o evento, a Prefeitura tem investido em infraestrutura para a agricultura familiar, como a entrega de kits de irrigação aos produtores de banana selecionados por edital público.

Com essas ações, o município reforça o compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e com o enfrentamento da insegurança alimentar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *