Exposição Rito do Amor Selvagem, de Ricardo Burgarelli, é aberta nesta quinta-feira (28), no Museu Mineiro, em BH

Jograis por entre um lance de dentes

Fotos: Divulgação

A mostra individual de Ricardo Burgarelli é uma experiência artística que transita entre memória e improviso

A Galeria GAL Arte & Pesquisa e o Museu Mineiro anunciam a exposição Rito do Amor Selvagem [situação; acidente], mostra individual do artista visual e pesquisador Ricardo Burgarelli. A abertura será nesta quinta-feira (28), às 18h, no Museu Mineiro, em Belo Horizonte. A exposição fica em cartaz até 26 de janeiro de 2025.

Caminho de Amauta

Reunindo uma seleção de obras produzidas nos últimos cinco anos, a mostra combina desenho, impressão, objetos e vídeos em uma montagem de caráter instalativo. O museu será transformado em um espaço de relato fragmentado e polifônico, inspirado na tese de doutorado de Ricardo Burgarelli, defendida em 2022, intitulada Rito do Amor Selvagem: uma polifonia dialética desarmônica.

Tanto a pesquisa acadêmica quanto as obras da mostra exploram a relação entre “situação” e “acidente” como catalisadores estéticos e narrativos. Essas dinâmicas desestabilizadoras ressoam memórias políticas e sociais, criando um diálogo entre improviso e agenciamento.

Do que resta nada pode ser agarrado

A exposição é atravessada pela influência do artista José Agrippino de Paula (1937-2007), cuja prática artística contribui para o entendimento do “rito de trabalho” que permeia as criações de Burgarelli.

O resultado é uma experiência visual e sensorial que convida o público a refletir sobre as tensões entre ordem e improviso, memória e contemporaneidade.

Ricardo Burgarelli, artista visual,  doutor em Artes pela UFMG

Sobre o artista

Ricardo Burgarelli (1990, Diamantina – MG) é artista visual e pesquisador com uma prática transmidiática que abrange memória social, história e múltiplos meios artísticos, como desenho, escrita, impressão, videografia e sonoplastia.

Doutor em Artes pela UFMG, atualmente é professor substituto de Gravura na Escola de Belas Artes da mesma instituição. Suas obras propõem a instalação como espaço de relato, explorando contradições e fragmentações narrativas em um processo que valoriza a dialética entre improvisação e controle.

Serviço

Exposição: Rito do Amor Selvagem [situação; acidente]

Artista: Ricardo Burgarelli

Abertura: 28 de novembro de 2024, das 19h às 21h

Período de visitação: 28/11/24 a 26/01/25

Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342, Belo Horizonte/MG

Entrada: Gratuita

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *