“Exemplo a ser seguido”, diz André Viana sobre o investimento de R$ 500 milhões da Anglo American em Conceição do Mato Dentro
Fotos: Divulgação
Presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região participou da solenidade de assinatura do convênio
Com a presença da presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, e do prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto Costa Mattos, foi assinado, na manhã desta quarta-feira (11), um importante convênio que prevê o aporte de R$ 500 milhões em projetos voltados para saúde, educação, infraestrutura urbana e comunidades reassentadas na região ao longo dos próximos dez anos.
Durante a solenidade, o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e da Região, André Viana Madeira, falando em nome dos trabalhadores da empresa, destacou a importância de a mineração deixar legados duradouros para as comunidades onde atua.

“São aportes que traduzem um compromisso real com o desenvolvimento sustentável dos territórios minerados, reforçando o comprometimento da Anglo American em ir além das obrigações legais, como os pagamentos de royalties e ICMS. E que precisam chegar nas pessoas, nas comunidades na forma de saúde, educação, moradia, empregos.”
“São aportes que refletem um compromisso concreto com o desenvolvimento sustentável dos territórios minerados, demonstrando o empenho da Anglo American em ir além das obrigações legais, como o pagamento de royalties e ICMS”, disse o sindicalista.
“Mais do que cifras, esses investimentos devem se transformar em benefícios reais para as pessoas e comunidades, garantindo acesso à saúde, educação, moradia e oportunidades de emprego”, ressaltou Viana.
O sindicalista salientou essa urgente necessidade de construir uma mineração sustentável como modelo de desenvolvimento do setor, garantindo o cumprimento das obrigações sociais, trabalhistas e tributárias, além da realização de compensações espontâneas.
“É muito diferente do que acontece em atividades minerárias fora da lei, que agem na clandestinidade na forma de garimpos, sem pagar impostos, com intensa degradação ambiental e sem retorno social”, enfatizou André Viana em seu pronunciamento na solenidade.
Marco histórico
De acordo com o sindicalista, o investimento da Anglo representa um marco inédito na relação entre municípios minerados e grandes empresas do setor, sendo o maior aporte já realizado sem que um desastre ambiental tenha sido o fator determinante para a negociação.
“É diferente do evento que vamos participar amanhã (quinta-feira, 12) em Mariana, com a presença do presidente Lula, que tem caráter de reparação”, comparou, referindo-se aos investimentos do Novo Acordo Rio Doce, que visam compensar os impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015.
O sindicalista também destacou o papel do prefeito Otacilinho na condução das negociações, que resultaram no maior investimento da mineração em um ambiente não impactado por desastres ambientais. “É um exemplo a ser seguido”, declarou.

Reunião em Belo Horizonte
Em 14 de maio, André Viana se reuniu com Ana Sanches na sede da Anglo American na capital mineira para conhecer detalhes do convênio firmado com a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, resultado de um novo modelo de mineração sustentável, alinhado aos anseios das comunidades locais.
Segundo ele, o conceito de economia circular tem sido cada vez mais adotado no setor, buscando o reaproveitamento de rejeitos e a redução da dependência de barragens.
Empresas como a Anglo American têm investido fortemente em inovação e sustentabilidade. Promovem ações que garantem o uso eficiente dos recursos minerais e incentivam a recuperação de áreas degradadas, além do reaproveitamento de materiais que antes eram considerados inservíveis, como os rejeitos de barragens.
“Entendemos que a mineração deve trazer benefícios para todas as partes interessadas, como também para o meio ambiente e as comunidades que nos acolhem”, afirmou Ana Sanches, salientando que o caminho é esse de transparência, diálogo entre empresas, comunidades e poder público.
“Com esse aporte de recursos, estamos alinhados ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, celebrou a presidente da Anglo American no Brasil.
Além disso, a empresa tem desenvolvido projetos de reassentamento de comunidades impactadas pela atividade minerária, buscando garantir condições dignas e oportunidades econômicas para os moradores.
“Os trabalhadores e o sindicato celebram este momento histórico, esperando que ele reflita em melhoria da qualidade de vida para a população conceiçoense e da região”, concluiu André Viana.