Projeto da Escola Família Agrícola Primavera, primeira de agricultura orgânica na região, avança em São Sebastião do Rio Preto

Fotos: Divulgação

Definição de terreno e projetos arquitetônicos marcam importante etapa para a sua implantação

O projeto Escola Família Agrícola (EFA) Primavera, em andamento desde julho de 2023 na fazenda São Mateus, no município de São Sebastião do Rio Preto, dá um passo significativo com a definição dos projetos arquitetônicos e do terreno onde será a sede dessa importante iniciativa de aprendizagem e prática de agricultura orgânica na região.

A EFA Primavera foi constituída em 9 de julho de 2023, com o apoio das prefeituras de São Sebastião do Rio Preto, Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, Ferros, Morro do Pilar, Guanhães, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira e Itabira. Trata-se do primeiro projeto com o propósito de formação de agricultores orgânicos nos municípios da região centro-leste de Minas Gerais.

Nesse fim de semana, o arquiteto Michael Mosch, de Botucatu (SP), especializado em arquitetura orgânica e com doutorado na Holanda, esteve na fazenda São Mateus para um seminário com a diretoria e simpatizantes do projeto.

Durante o evento, Mosch conheceu o primeiro terreno destinado à escola, às margens do Rio Preto, mas sugeriu uma nova área cercada de mata nativa, com duas nascentes e topografia favorável, que foi aprovada por unanimidade, tendo sido a sugestão acatada pelo presidente da organização que vai construir a escola e doar os terrenos, o fazendeiro José Liberato de Sá Morais

Objetivos e metodologia da EFA Primavera

O objetivo da EFA Primavera é oferecer ensino integral a estudantes do quinto ano em diante, com a Pedagogia da Alternância, que envolve internato alternado por duas semanas para cada turma. A formação técnica abrange manejos agroecológicos e agricultura orgânica, além de temas transversais como cooperativismo, empreendedorismo e sucessão familiar.

O projeto visa também reverter o êxodo rural observado desde os anos 1960, promovendo a fixação das famílias agrícolas no campo, oferecendo ensino de qualidade e vivências atrativas. O projeto pedagógico segue as diretrizes do MEC, inspirando-se em propostas de educação libertadora, inclusiva, humanista e ecológica, para formar pessoas comprometidas com a vida, a terra e o meio ambiente.

Saiba mais

Projeto é pioneiro na região
Sede da fazenda Primavera, em São Sebastião do Rio Preto, onde o projeto escola de agricultura orgânica está sendo instalado

O Brasil possui 145 Escolas Famílias Agrícolas em funcionamento em 22 Estados. A EFA Primavera será a primeira instalada na região das bacias dos rios Preto e Santo Antônio, na face leste do maciço do Espinhaço. Esta é uma região de grande valor paisagístico, cultural e ambiental, que precisa se preparar para os impactos das mudanças climáticas que já estão acontecendo.

As edificações da escola serão ecológicas e integradas à paisagem local. Em parceria com a Emater, a escola já conta com assistência do técnico Fábio Dias Pinheiro, um entusiasta do projeto.

A previsão é que a EFA Primavera comece a funcionar em 2026, consolidando-se como a primeira Escola Família Agrícola nas bacias dos rios Preto e Santo Antônio, na face Leste do maciço do Espinhaço.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *