Estudantes da rede municipal de ensino de Itabira recebem óculos gratuitos após exames oftalmológicos

Fotos: Ascom/PMI
Informe Municipal

Pelo programa oftalmológico Olhar Para o Bem, a Prefeitura de Itabira fez a entrega de 557 óculos gratuitos a estudantes das escolas municipais, depois de fazerem exames e constatar a necessidade de correção por meio do acessório. A entrega aconteceu em evento no ginásio poliesportivo Maestro Silvério Faustino.

Essa é a primeira etapa do programa, uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SME) e o Centro Universitário da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (UNIFuncesi).

Os atendimentos com exames oftalmológicos tiveram início em março deste ano. O objetivo foi detectar problemas de refração em crianças a partir de seis meses de idade, o que prejudica o próprio aprendizado. Na próxima etapa, o programa vai alcançar também estudantes da rede estadual de ensino.

Os testes foram realizados com metodologia não invasiva e não midriática (sem dilatação da pupila), detectando seis tipos de doenças oculares: miopia, hipermetropia, astigmatismo, anisometropia, estrabismo e anisocoria. Os exames de rastreamento foram realizados nas próprias escolas, por meio de teste de acuidade visual.

Os estudantes que apresentaram algum tipo de problema na visão fizeram mais exames oftalmológicos. No mutirão de consultas, cerca 1,5 mil crianças compareceram aos laboratórios do UNIFuncesi para o atendimento com especialistas. Com as receitas em mãos, todos puderam escolher a armação preferida.

Marco Antônio Lage classifica o programa como essencial para melhorar o aprendizado e a qualidade de vida dos estudantes

Prevenção e tratamento

O programa Olhar para o Bem visa prevenir e tratar pelo menos 60% das causas de cegueira e severo comprometimento visual infantil. Essas doenças normalmente geram prejuízos no aprendizado das crianças. Além disso, os problemas de visão são responsáveis pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes do ensino fundamental.

“A melhoria da qualidade do ensino passa pela saúde dos estudantes”, observa o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que participou da entrega dos óculos no ginásio poliesportivo.

Como mais de 5% dos estudantes que fizeram exames apresentaram problemas de visão, a correção ocular vai impactar o desempenho em sala de aula, acredita o prefeito, para quem o programa representa também economia para as famílias.

A dona de casa Carolaini dos Santos Silva elogiou a iniciativa da prefeitura e agradeceu: “Eu não sabia que o meu filho tinha problema de vista”, disse ela, que vê a correção como uma dádiva, além de representar economia para a família. Ela é mãe de Alex, 8 anos e moram na região rural Ribeirão de São José.

O investimento municipal nesta primeira etapa do programa Olhar Para o Bem foi de R$ 1,4 milhão. Após contemplar os estudantes da rede estadual, uma terceira etapa do programa serão atendidas pessoas idosas, comprovadamente carentes, com o fornecimento das lentes e armação.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *