Enfim, Itabira inaugura posto avançado de coleta de sangue da Hemominas, no HMCC
Fotos: Filipe Augusto/ Ascom/PMI
A coleta de sangue no posto avançado da Hemominas em Itabira vai ter início no dia 6 de junho, espaço de tempo necessário para treinamento da equipe
Em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas), foi inaugurado nessa quarta-feira (15) o primeiro Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), instalado no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) – e que recebe o nome do cardiologista dr. José Pinto, uma justa homenagem póstuma. Ele foi representado na inauguração pela sua viúva, Eloisa Oliveira.
Com a instalação do posto avançado de coleta de sangue, haverá mais comodidade aos doadores, que não mais precisarão se deslocar até a capital mineiro para exercer esse gesto altruísta. Com a facilidade, a expectativa é ampliar o número de doadores de sangue de Itabira e região.
“Doar sangue é um ato de solidariedade, um dos gestos mais nobres do ser humano, muitas vezes sem saber a quem (será o beneficiado). É uma grande conquista para a saúde pública de nossa cidade e região”, salientou o prefeito Marco Antônio Lage.
O secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, presente na inauguração, destacou o papel da Hemominas, que ele considera um dos melhores hemocentros do país. Disse contar com tecnologia de ponta, referindo-se ao processo de inativação de patógenos, uma técnica que, no Brasil, apenas a instituição aplica, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“São tecnologias que propiciam menor risco (de contaminação) em uma transfusão”, salientou o secretário de Estado. Com a inativação de patógenos, é possível fazer coleta de sangue de doadores que tiveram dengue ou covid recentemente sem riscos, pois o sangue fica sem os patógenos, deixando de infectar o receptor.
Patógenos são vírus, bactérias, fungos e protozoários que se multiplicam ao invadir um organismo, o que pode causar doenças diversas.
Presenças
A inauguração do Posto Avançado da Hemominas contou com a presença de autoridades estaduais: o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi.
Eles foram recepcionados pelo prefeito Marco Antônio Lage, juntamente com o vice-prefeito Marco Antônio Gomes, a secretária municipal de Saúde, Fabiana Marques Machado Lima, e pelo diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Flaviano Feu Ventorim, que administra o HMCC.
Estiveram presentes também vereadores, que aprovaram em ato legislativo a instalação desse importante equipamento de saúde para Itabira e região. O projeto de instalação do posto avançado da Hemominas, que virou lei sancionada pelo prefeito, é de autoria do vereador Marcelino de Freitas Guedes.
Funcionamento
Em um primeiro momento, o posto da Hemominas no HMCC vai coletar sangue apenas uma vez por semana, nas quintas-feiras, no horário de 7h30 às 14 horas, com capacidade inicial de coletar sangue de 60 doadores semanalmente.
Posteriormente, a coleta será ampliada com funcionamento diário, até atingir a sua capacidade para atender 200 doadores por mês, gerando 1,9 mil bolsas de sangue anualmente.
A previsão é de a coleta de sangue ter início a partir de 6 de junho, espaço de tempo necessário para que se faça o treinamento on line e presencial da equipe local pela Fundação Hemominas. A preparação mais extensa é da equipe de enfermagem, devida à complexidade da atividade e conhecimento dos protocolos a serem implantados.
Para doar, será necessário fazer agendamento prévio, por telefone ou whatsapp, cujos números serão divulgados em breve nos canais do HMCC – e presencialmente, por ordem de chegada, respeitando a capacidade instalada na unidade e o horário de funcionamento.
Segurança e comodidade
A instalação e operacionalização do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), em Itabira, dá mais suporte aos serviços de hemoterapia e hematologia.
Atende à demanda de sangue e hemocomponentes com a ampliação do número de coleta de sangue. Oferece mais segurança e condições de atendimento aos doadores voluntários de sangue na região.
Vai atender à demanda de hemoterapia dos estabelecimentos de assistência à saúde do SUS e dos demais hospitais, clínicas e serviços de saúde da região.
O investimento da Prefeitura de Itabira no posto avançado é de R$ 740 mil, com a obra, equipamentos e mobiliários. A equipe de atendimento contará com 17 profissionais, cuja folha de pagamento será arcada pelo erário municipal.
O custeio de manutenção da nova unidade de saúde será também bancado pelo município. A Hemominas fornecerá as bolsas para o armazenamento do sangue coletado.
Doadores
Itabira e região já contam com aproximadamente 2,5 mil doadores de sangue. Apenas o grupo itabirano Doe Vida – uma referência estadual na organização e realização de doações de sangue – possui 1,6 mil pessoas cadastradas que doam regularmente.
Sem o posto de coleta, a cada 15 dias, doadores saem de Itabira, em vans cedidas pela Prefeitura, para realizar a ação, em Belo Horizonte. “Muitas vezes ficamos parados na BR-381 e expostos a risco de acidentes. Isso deixa de acontecer com a instalação do posto da Hemominas em Itabira”, afirma Aéria Aires, da Doe Vida.